Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vai viajar? Veja dicas de segurança ao deixar sua casa vazia

A- A+

Quando você sai para uma viagem com a família, uma das preocupações inevitáveis é com a casa vazia. Algumas medidas de segurança ajudam a evitar problemas com arrombamentos e reduzem o risco de acidentes, além de garantir mais tranquilidade para suas férias.

Somente durante o mês de julho, de 2012, mês de férias, a polícia registrou 681 furtos e roubos a residência na capital paulista. A média foi de um caso por hora.

casa-vazia

Sistema de monitoramento aumenta a segurança do seu lar. Foto: iStock, by Getty Images

Como manter a casa vazia em segurança?

Com base em orientações da Guarida Imóveis, elencamos as principais dicas para que você possa deixar a casa vazia e sair de férias tranquilo.

– Seja discreto na hora de arrumar a bagagem dentro do carro. Procure não deixar o portão de casa aberto quando estiver carregando o veículo para não chamar atenção de estranhos de que você está de partida.

– Em condomínios fechados ou edifícios, evite deixar as chaves na portaria. Peça a um vizinho ou parente de confiança para visitar sua casa de tempos em tempos. Peça para abrir as janelas, regar o jardim e recolher as correspondências. Suspenda também a entrega de jornais para não levantar suspeitas.

– Desligue ou tire o telefone do gancho. Telefone chamando sem que ninguém atenda pode chamar atenção de quem passa pela rua, alertando ladrões de que a casa está vazia. Também desative a campainha, outro elemento que pode servir para um estranho detectar que a casa está vazia.

– Tenha cuidado com os posts em redes sociais. Permita a visualização apenas para amigos, diminuindo o risco de que estranhos sigam seus passos.

– Luzes acesas durante o dia e por vários dias seguidos se transformam em um chamariz para a casa vazia. Deixe-as apagadas ou compre um temporizador.

– Feche as portas e janelas com trincos e travas. Evite colocar cadeado no lado externo do portão, pois isso chama atenção sobre sua ausência.

– Desligue o gás e feche bem o registro da água, para evitar vazamentos e desperdício. Certifique-se que os eletrodomésticos estejam todos fora da tomada para evitar qualquer curto-circuito.

– Dificulte o acesso a varandas de andares superiores, ou seja, não deixe nesses locais objetos, móveis e outros materiais que possam ser utilizados para chegar às varandas.

– A maior parte dos arrombamentos acontece pelos fundos do imóvel. Portanto, não esqueça de reforçar grades e trancas também na parte de trás do pátio e da casa. Muitas vezes, as pessoas se preocupam em manter aparência de movimento na fachada e acabam descuidando de acessos secundários.

– Evite deixar chaves perto das janelas. Ladrões podem tentar “pescar” as chaves se conseguirem acesso a alguma abertura.

– Se possível, não deixe joias e outros objetos de valor comercial dentro de casa. Guarde em algum cofre ou procure um local seguro para armazenar esses pertences na sua ausência.

– Sistemas de monitoramento e alarmes também são aliados de quem precisa deixar a casa vazia.

Preserve o seu patrimônio

Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou das dicas para casa vazia? Compartilhe!

almofadas para sofá
como abrir uma empreiteira
trator cortador de grama
roteadores wifi potentes
por que o piso estoura
quanto custa colocar portão automático