Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vai sair de férias? Veja como economizar com comida em viagem

A- A+

Quando se faz turismo, dentro ou fora do Brasil, as passagens nem sempre representam o maior custo, embora devam estar previstas no planejamento do passeio. Mas não deixe a alimentação de fora: saber como economizar com comida em viagem pode ajudá-lo a reduzir bastante as despesas, curtir suas férias e voltar para casa com as contas no azul.

Aprendendo como economizar com comida em viagem

Aproveitar as delícias do café da manhã no hotel ajuda a ter menos fome no almoço. Foto: iStock, Getty Images

Como economizar com comida em viagem

Quando está em um novo destino, você tem receio em fazer suas refeições em estabelecimentos que não conhece? É perfeitamente compreensível. Acaba aceitando as indicações de restaurantes para turistas? É quase sempre uma opção mais cara.

Para aprender como economizar com comida em viagem, não basta escolher o local certo. Alguns ajustes nos seus costumes durante o passeio, mesmo que mínimos, podem representar um alívio no bolso.

O editor do blog 3em3 Vídeos de Viagem, Tiago Caramuru, dá quatro dicas para esticar melhor o seu dinheiro com relação à alimentação. Confira:

1. Aposte no desjejum reforçado

Um café da manhã reforçado é um dos maiores segredos de economia, pois alivia a fome na hora do almoço. Geralmente, essa refeição está inclusa na diária, seja em hotel, pousada ou hostel. Depois, se almoçar um petisco na rua – como um kebab ou um pedaço de pizza – você economiza, fica satisfeito e continua leve para curtir o resto do dia.

2. Que tal uma comida de rua?

Para Caramuru, a comida de rua não é apenas uma opção barata, mas também um prazer. “É ali que se encontra a autenticidade de cada lugar, nas refeições feitas por locais há dezenas ou centenas de anos”, diz.

Quando está em busca de um restaurante, ele procura indicações na internet. “Hoje é fácil saber quem cobra pela gastronomia, seja alta ou baixa, e quem cobra pelo nome”, afirma. Segundo ele, isso ajuda o viajante a ter mais qualidade nas refeições e pagar o preço justo.

3. Faça você mesmo

Preparar alguma coisa em casa (leia-se no local de sua hospedagem) também é uma opção pra lá de interessante – e não apenas econômica. “É uma da melhores maneiras de realmente participar da vida local. Ir ao mercado, comparar preços, testar produtos novos, cozinhar… É uma situação que o deixa mais íntimo da cidade visitada”, considera.

O fato de você mesmo preparar sua comida em certas ocasiões e de aproveitar aquele super café da manhã no hotel não significa que você não possa, mais tarde, tomar um café em uma mesinha de calçada para observar a movimentação da cidade.

4. Aproveite os ensinamentos locais

Uma viagem é uma oportunidade de aprender a cuidar das finanças conforme a cultura local. Na Europa, principalmente, aprende-se a dar muito valor ao dinheiro. Isso significa evitar desperdícios. Por isso, se você for a um restaurante, evite escolher aquele prato enorme que não vai dar conta de comer.

Caso deixe comida no prato, não se assuste se um garçom vier lhe chamar atenção, pois o desperdício não é bem visto. Aproveite cada lugar para aprender um pouco sobre a cultura local e, em nome da boa convivência, tente viver um pouco como eles vivem. A experiência ganha uma dose extra de emoção.

Você vai se interessar por:

Seu cartão para os gastos na viagem

Se você quer um cartão para pagar por seus gastos durante a viagem é só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências. Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza.

Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Aprendeu como economizar com comida em viagem? Compartilhe as dicas!

como abrir uma pizzaria
como lucrar vendendo cachorro quente
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito