Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vai no crédito ou débito? Saiba o que é cartão múltiplo

A- A+

Talvez você tenha a ferramenta em mãos, mas não a conhece pelo nome. É bem provável que o seu banco a tenha oferecido no momento da abertura de conta, mas por não saber o que é cartão múltiplo, ficou na dúvida se aceitava ou não a oferta. Ao entender suas regras, fica mais fácil utilizar o recurso para o bem das suas finanças.

O que é cartão múltiplo

Principal característica da modalidade é oferecer possibilidade de débito e crédito. Foto: iStock, Getty Images

O que é cartão múltiplo?

O cartão múltiplo nada mais é um meio de pagamento eletrônico que acumula as funções de débito e de crédito em um só, possibilitando ao cliente ter acesso aos serviços disponibilizados pelos bancos e pela rede de estabelecimentos credenciados.

Na prática, você já deve ter se deparado com a seguinte situação: ao pagar pela compra de um produto com o seu cartão, no caixa, o atendente pergunta se “crédito ou débito?”. Então, você entrega o seu cartão múltiplo e escolhe uma das modalidades oferecidas.

Vantagens e cuidados com o cartão múltiplo

Assim como qualquer meio de pagamento, o cartão múltiplo tem suas vantagens e desvantagens. Mas, mais do que isso, ele requer consciência na hora de ser usado. Confira algumas dicas:

Vantagens

  • Praticidade: conta com os dois serviços – débito e crédito – em um só meio de pagamento.
  • Usabilidade: apenas um cartão para carregar e lembrar. Além disso, é apenas uma fatura para pagar.
  • Sustentabilidade: um cartão a menos para ser descartado e poluir o meio ambiente.
  • Custo: diminui os custos da instituição financeira, que precisa arcar com a confecção de um só cartão.

Cuidados importantes

  • Desatenção: você ou o atendente podem se se atrapalhar na hora de escolher a função correta e isso pode prejudicar o seu orçamento.
  • Furto ou roubo: em qualquer um desses casos, você ficará sem cartão algum e demora-se certo tempo até a entrega de um novo. Normalmente, o prazo é de uma semana a quinze dias.

Como se viu, há mais vantagens em ter um cartão múltiplo. E os pontos negativos não estão vinculados diretamente com o cartão em si, mas sim com o seu uso de uma forma geral.

Afinal, ter um cartão múltiplo vale a pena, ou não? A resposta depende do seu objetivo. Se você prefere ter apenas um cartão para carregar e se preocupar, pode ser uma boa ideia. Agora, se você acha que possui mais controle com um cartão de débito e outro de crédito, a decisão é sua.

Você vai se interessar por:

Aproveite os benefícios do cartão

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Aprendeu o que é cartão múltiplo? Compartilhe as dicas!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito