Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Utilize a educação financeira ao seu favor e evite as dívidas

A- A+

Não fez a educação financeira correta e nem planejou adequadamente seus gastos? Faltou dinheiro no final do mês e não conseguiu pagar suas contas? Esse é um problema que atinge milhões de brasileiros. De acordo com o Serviço de Proteção de Crédito (SPC), e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), ao final de fevereiro de 2015 essa era a situação de aproximadamente 52 milhões pessoas no país.

Através da educação financeira, os endividamentos podem ser evitados. Ao planejar sua renda familiar, você equilibra suas finanças, e assim, consegue se preparar para o enfrentamento de imprevistos no orçamento. Mas para que isso aconteça, é necessário dar o primeiro passo: fazer um planejamento das finanças.

Como realizar a educação financeira?

Segundo o educador financeiro Emerson Fabris, que desenvolve consultoria e educação em gestão familiar, a organização financeira “se baseia em um planejamento antecipado de gastos, com um consumo consciente, sem estourar o que estava calculado”. Ele cita os cortes direcionados como solução para estar preparado para imprevistos, sempre com o pensamento voltado para o aumento de renda.

educacao financeira

Através da educação financeira, os endividamentos podem ser evitados. Foto: iStock, Getty Images

“É preciso criar um ótimo orçamento anual, com um plano de contas completo e realista, pois isso ajuda a pessoa a olhar o que foi planejado e pensar duas vezes antes de realizar o gasto”, orienta o educador.

No entanto, na teoria, tudo parece mais fácil. Como se deve proceder na prática e fazer com que essas técnicas realmente funcionem? Existem materiais que auxiliam quem quer ter uma qualidade de vida melhor? Sim, existem, e alguns deles estão disponíveis de forma gratuita e com linguagem descomplicada.

Um exemplo são as planilhas financeiras que o portal Vivo Seu Dinheiro disponibiliza gratuitamente. Com elas, você vai aprender a controlar e organizar suas receitas, gerenciar e diagnosticar sua situação atual, planejar suas prioridades e cortar gastos a partir de um registro mensal.

Outro exemplo é o Banco Central do Brasil, que oferece, através do site de Cidadania Financeira, vídeos, apostilas, além de textos didáticos e explicativos que ajudam você e sua família a realizar a educação financeira de forma eficiente. No site você irá encontrar diversos perfis, então basta ver qual se encaixa mais com o seu e prestar atenção nas dicas.

Dicas de como agir após contrair dívidas

Nem sempre, no entanto, o planejamento é feito e o balanço entre o dinheiro que entra e aquele que sai acaba pendendo para o lado negativo. O que fazer? Confira algumas dicas que podem ajudar a melhorar a situação:

– Crie metas que incentivem a economia. Focar na compra de algo que você precisa ou em um sonho que você quer realizar podem fazer com que você guarde um dinheirinho no fim do mês.

Pesquise preços sempre. Por mais trabalhoso que possa parecer, essa tática ajuda bastante na economia. Na casa do supermercado, que costuma pesar bastante na renda familiar, comprar alguns itens em diferentes dias da semana pode representar uma diferença considerável.

Anote cada uma de suas despesas, isso ajuda você a visualizar melhor seus gastos e, dessa forma, fica mais fácil gastar menos depois

– Evite fazer refeições fora de casa com frequência. Por mais que às vezes falte tempo para cozinhar, fazer isso ajuda a cair nas tentações oferecidas em restaurantes e que acabam saindo mais caro do que o esperado

A renegociação de dívidas também deve ser levada em conta. “Observe as taxas de juros, e quite as mais caras, renegociando e estendendo os prazos”, afirma Fabris.

Organize suas finanças

Para aprender a controlar as contas do lar, é preciso ouvir quem sabe. Se você quer aprender a usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você receberá mensagens e participará de jogos que lhe ajudarão a utilizar o seu dinheiro de uma maneira inteligente, controlar seus gastos e poupar. E você ainda concorrerá a sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Tem alguma dica de educação financeira? Compartilhe nos comentários?

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
vale a pena economizar
como aprender com erros de finanças
inteligência financeira para vencer na vida
melhor forma de economizar
como lidar com a ganância