Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

USSD: entenda a tecnologia usada em pagamentos com celular

A- A+

Os sistemas das instituições bancárias nacionais estão se adequando cada vez mais às facilidades da internet. Se antes era preciso preencher dezenas de dados para realizar transações, uma nova tecnologia chamada USSD está facilitando o processo. É possível operar movimentações de conta e transações bancárias através do seu celular.

O que é USSD

USSD é a sigla para Unstructured Supplementary Services Data, em tradução literal para o português, são Dados de Serviços Suplementares Não Estruturados. Este é um serviço interativo e que está disponível para todos os tipos de celulares, por isso está penetrando muito rapidamente no cenário bancário nacional.

USSD

Serviço abrange todos os tipos de contas e telefones. Foto: iStock, by Getty Images

 

É possível dizer que essa tecnologia e o SMS são criações próximas e que se complementam. Alguns bancos já utilizam o SMS para realizar algumas transações, como o acesso ao saldo e recebimento de extratos. A fase inicial da implementação do USSD também abrangerá apenas esses serviços, evoluindo para depósitos e transferências no futuro.

A tecnologia é um protocolo GSM e funciona através do envio de mensagem com até 180 caracteres. O cliente deve enviar ao banco uma mensagem contendo um código de serviço pré estabelecido pelo banco e uma sequência de dígitos, que correspondem ao primeiro menu que será apresentado. Os dados serão decodificados pela central que receberá os comandos.

Em seguida, o cliente recebe uma mensagem de resposta com um novo menu, onde devem ser selecionados os detalhes da transação. Respondendo à mensagem do banco com os novos comandos, a pessoa receberá em seguida uma nova mensagem com o resultado do seu requerimento, como o extrato bancário, por exemplo.

Algumas operadoras telefônicas já utilizam o USSD para entrarem em contato com seus clientes. A Vivo, por exemplo, oferece opções de acesso a saldo e a informações de pacotes e promoções através desse tipo de conexão. A mensagem não fica salva em uma caixa de entrada, como a SMS, mas aparece na tela e deve ser respondida instantaneamente pelo usuário.

Os benefícios do USSD

No Brasil, a tendência de fixação do USSD é positiva. Essa tecnologia é uma opção ao uso da internet, pois abrange todos os tipos de contas e telefones. Em países onde o número de planos pós-pagos é mais elevado, esse tipo de comunicação não se firma, já que os pacotes de internet são mais comuns. Já no caso brasileiro, 78% das linhas telefônicas são pré-pagas, segundo a Anatel.

Isso significa que os pacotes de dados são reduzidos e, por isso, você não vai gastar o seu limite de acesso à internet para realizar transações bancárias. É nesse sentido que o USSD é um benefício. Como ele exige apenas uma conexão com sinal telefônico, e não com dados de internet, qualquer tipo de telefone e de conta pode utilizar o serviço sem perder com isso.

Conta pré-paga sem complicação

A Vivo possui um serviço de transações bancárias semelhante ao USSD e que supre as necessidades de quem precisa contatar o banco antes que a nova tecnologia se fixe por aqui.

O Vivo Zuum funciona como uma conta corrente com a qual o usuário pode transferir e receber dinheiro, recarregar o celular e fazer compras. O serviço ainda permite que o cliente tenha um cartão para saque em caixas eletrônicos e é isento de anuidade.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre USSD? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria