Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Use o débito bancário automático para sua melhor organização

A- A+

Atordoado por compromissos no trabalho e pelas pendências com a família, você se descuida e deixa contas sem pagar, perdendo a data de vencimento. Resultado: suspensão dos serviços, incidência de juros e prejuízo financeiro. Soa familiar? Talvez seja a hora de recorrer ao débito bancário automático.

Débito bancário automático traz vantagens

O débito automático ocorre quando o correntista cadastra uma conta de prestação de serviço, como água, energia elétrica, telefone, internet e condomínio, para que seja quitada automaticamente pelo banco do qual é cliente, na data de vencimento estipulada.

Assim, a instituição financeira fica autorizada a deduzir da sua conta corrente ou da poupança o valor referente aos pagamentos. O processo é feito de forma automática e não exige participação dos correntistas.

Além da comodidade de não precisar se preocupar com o processo de pagamento – adeus, caixas eletrônicos e lotéricas -, você não corre o risco de deixar as dívidas vencerem. É um mecanismo bastante útil para quem tem o hábito de esquecer de quitar as contas no prazo correto.

Mulher recorre ao débito bancário

Principal vantagem do recurso está relacionada à comodidade para pagar contas. Foto: iStock, Getty Images

Monitore os pagamentos

Só que tamanha facilidade exige atenção. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) aconselha os correntistas a verificarem regularmente o extrato bancário, para evitar problemas como a duplicidade de pagamentos.

Além disso, é preciso ficar de olho no detalhamento das contas de prestação de serviço. Com o uso do débito automático, você corre o risco de pagar por algo que não contratou, ou de deixar passar erros que teria visto se tivesse dedicado atenção ao assunto.

Por fim, o débito bancário automático também exige que você fique atento ao saldo da sua conta corrente, pois, caso não haja dinheiro suficiente, as contas não serão pagas, ou o dinheiro será debitado do cheque especial.

Como colocar as contas no débito automático

A maneira mais fácil de colocar as contas de serviços no débito bancário automático é acessar o internet banking da instituição da qual você é correntista e realizar o cadastro de forma individual.

Em geral, o procedimento é simples e leva poucos minutos. As instituições financeiras não costumam cobrar taxas pelo serviço, mas vale a pena se informar antes de realizar qualquer cadastro.

Se, depois de cadastrar os pagamentos em débito automático, surgir uma conta com divergência de valores, a recomendação é solicitar a suspensão do débito automático junto ao banco.

Nesse caso, a cobrança automática não será efetuada apenas no mês solicitado, ficando sob responsabilidade do cliente. Nos meses seguintes, o serviço volta a operar normalmente.

Você vai se interessar por:

Tarifa bancária pode virar bônus

Quer mais vantagens? Transforme as tarifas em benefícios. Os valores mensais que você paga ao banco ou às operadoras de cartão de crédito podem ser convertidos em bônus de ligações. Com o Conta Bônus, em até 10 dias úteis após o débito da tarifa, o valor é revertido integralmente para você.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Você já usa o débito bancário automático? Conte sua experiência nos comentários!

quando vale a pena comprar título de capitalização
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho