Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Use o cartão com sabedoria e aprenda a driblar os juros no crédito

A- A+

O cartão é uma forma prática e segura para movimentar o seu dinheiro, mas também pode se transformar em um problema quando utilizado de forma errada. Para driblar os juros no crédito e manter as finanças em dia, planejamento é palavra de ordem.

Conheça os benefícios do cartão

O cartão de crédito é uma opção que permite fazer compras e pagamentos sem que você precise sair por aí com muito dinheiro da carteira. Através dos programas de fidelidade, ele permite que você acumule pontos e troque por produtos, serviços e descontos, lembra ainda o educador Pedro Braggio. O parcelamento é outra de suas vantagens. 

“Caso o desconto no pagamento em dinheiro não seja significativo, parcele, guarde o dinheiro na poupança e quando terminar de pagar terá o valor integral do bem, além do rendimento”, ensina o educador financeiro.

Mas é preciso ter sempre em mente que ele é uma forma de pagamento, e não uma quantia extra que você possui. Ao usar o limite, por exemplo, o seu orçamento vai precisar de adaptações para incluir um valor maior, que não estava previsto.

O cartão de crédito pode ser seu aliado, mas é preciso manter a fatura sempre em dia e evitar os juros. Foto: iStock, Getty Images

O cartão de crédito pode ser seu aliado, mas é preciso manter a fatura sempre em dia e evitar os juros. Foto: iStock, Getty Images

Como fugir dos juros no crédito

O maior problema do cartão de crédito são os juros envolvidos quando você faz o pagamento da fatura com atraso ou ainda quando parcela em excesso e perde o controle sobre os gastos e como eles comprometem a sua renda nos meses seguintes. Não sabe como se organizar? Confira as dicas de Braggio:

– Guarde todos os comprovantes e cadastre os números na planilha de controle, seja ela em papel ou digital

Parcele no cartão apenas quando necessário e evite comprometer um valor maior do que a sua renda permite.

– Pague sempre o valor total da fatura. Embora quitar apenas o mínimo possa parecer vantajoso, pois alivia as contas de forma imediata, a longo prazo essa decisão pode custar caro, principalmente quando você verificar os juros acumulados no crédito

– Determine verba para os itens mais comuns que usa no cartão. Por exemplo, se você paga o combustível com cartão, faça a conta de quanto gasta e lance na planilha do mês seguinte. Acompanhe o orçamento e atualize-o à medida que for abastecendo seu carro

– Quando quiser fazer uma compra que oferece bons descontos para o pagamento à vista, economize o dinheiro necessário e quite a dívida em uma única vez.

Cartões de crédito com benefícios

Agora que você já aprendeu a usar o cartão da melhor forma possível, conheça os Cartões de Crédito Vivo. Com o Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre juros no crédito? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
não consigo pegar empréstimo
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito