Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Usaram meu cartão de crédito indevidamente: o que faço agora?

A- A+

Você recebe a fatura, estanha o valor da cobrança, checa recibos, confere de novo e percebe que há compras que não reconhece ter feito. Em seguida, vem a constatação: usaram meu cartão de crédito. Mas você sabe como agir nessa situação?

É natural que esse seja um momento de grande preocupação, mas saiba que o consumidor tem seus direitos assegurados por lei.

Usaram meu cartão de crédito

Informar a operadora e pedir o cancelamento da fatura é a primeira etapa. Foto: iStock, Getty Images

Usaram meu cartão de crédito, e agora?

Usaram meu cartão de crédito: você está diante desse dilema? Conheça seus direitos e veja em quatro passos como resolver a situação.

1. Comunique a administradora e cancele o cartão

Ao perceber que seu cartão foi utilizado indevidamente, ligue imediatamente para a administradora. Já aproveite o contato e solicite o cancelamento do cartão e a emissão de um novo. Afinal, quem tem o número do seu cartão pode aplicar novos golpes.

2. Solicite a devolução dos valores

A lei assegura que o usuário não precisa pagar pelo que não comprou, inclusive em caso de fraude. Caso a operadora insista em cobrar, ela deve provar que você usou o cartão. Nesse caso, será preciso recorrer à Justiça.

Na maioria dos casos, não é necessário. Há muitas formas de negociação. Se você já pagou, pode receber o valor em forma de desconto na fatura seguinte. Se ainda não pagou, a fatura atual pode ser cancelada e uma nova pode ser emitida. Estudo o melhor acordo junto à operadora. Lembre-se de anotar o protocolo de atendimento.

3. Compras no exterior

Em primeiro lugar, lembre-se sempre de avisar à operadora quando for viajar ao exterior. Em muitos casos, isso pode ser fundamental para obter autorização para comprar fora. Mas se a fatura apresentar gastos que você não reconhece, a administradora deve ressarcir, inclusive, a variação cambial e as taxas de IOF cobradas.

4. Registre uma ocorrência

Se você está na dúvida se registra um boletim de ocorrência na polícia ou não, saiba que isso é importante para colaborar com as investigações.

Como evitar golpes com o cartão

  • Nunca forneça seus dados pessoais por telefone, sobretudo quando receber ligações oferecendo promoções – mesmo que já possuam alguns dados seus. Esse tipo de golpe é bastante comum.
  • Tome cuidado ao comprar pela internet. Antes de efetuar um pedido, pesquise sobre a reputação do site e verifique se o meio de pagamento é seguro.
  • Após concluir uma compra, encerre corretamente a sessão no link Sair. Caso contrário, seus dados ficarão expostos a hackers.
  • Atualize seu antivírus com a frequência necessária.

Você vai se interessar por:

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Usaram meu cartão de crédito: tirou suas dúvidas? Compartilhe as dicas!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito