Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Usar sal no lugar de produtos de limpeza ajuda a economizar

A- A+

Quem cuida bem da higiene da casa não escapa: os gastos com produtos de limpeza figuram na relação de despesas dos brasileiros. Segundo o Sebrae, a média é de R$ 270 ao ano.

Se você pensa em diminuir essa conta, pode usar elementos alternativos. O sal, por exemplo, pode ser um grande aliado em todas as áreas, desde cuidados pessoais até a eliminação de manchas resistentes.

Troque produtos de limpeza pelo sal

O uso de elementos caseiros em substituição aos produtos de limpeza industrializados não é novidade, mas a descoberta das reais potencialidades de cada uma deles pode ser.

Você sabia que, por exemplo, a mistura de duas colheres de sal a cada litro de água cria um realçador de cores para tapetes? Dicas como essa, da personal organizer Bárbara Volnei, podem mudar seu jeito de cuidar da casa.

Sal substitui produtos de limpeza

Seja em substituição ou complemento aos produtos industrializados, sal é aliado da limpeza. Foto: Shutterstock

Mas não para por aí. Aline Spera, do Blog da Esposa, diz que produtos abrasivos, como limpadores de superfícies metálicas, se tornam desnecessários quando você tem sal de cozinha em casa.

A sua receita usa duas colheres de sopa de sal, misturadas a uma colher de chá de vinagre, para dar mais brilho às torneiras e outras peças cromadas da casa.

Na cozinha, o sal também pode ser usado como substituto a produtos de limpeza pessoal, como os sabonetes. Quando você corta cebola, alho ou peixe, é natural que sua mão fique com odores fortes e característicos desses alimentos. Lavar as mãos com uma mistura de cloreto de sódio com vinagre pode eliminar o mau cheiro, indica Aline.

E não para por aí. Segundo a blogueira, a remoção de manchas de almofadas, roupas, edredons e outros tecidos também pode ser feita com esse tempero. Jogando um punhado de sal sobre a região que foi molhada, logo após o contato com o líquido, você consegue absorver a substância e facilitar a remoção final da mancha na hora da lavagem.

Por sua vez, Bárbara lembra da gordura como outra substância que pode ser absorvida pelo sol. Ela também aconselha a limpeza de panelas, refratários e tábuas de carne com o tempero, que se mostra efetivo para remover a gordura e desinfetar resquícios de alimentos.

E que tal espantar insetos? Para Bárbara, a dica é misturar sal com água e borrifar nos cantos da cozinha, eliminando moscas e mosquitos.

Já Aline indica o uso para remover pulgas de ambientes que sejam habitados pelos animais. Esfregar o chão com uma mistura de uma xícara de sal e dois litros de água, uma vez a cada 12 dias, diminui a chance de surgimento dos parasitas.

Sal adicionado aos produtos de limpeza

Também é possível utilizar o sal para aumentar a eficácia dos produtos de limpeza tradicionais. Ao invés de comprar um sabão em pó específico para roupas coloridas e gastar mais com isso, a dica de Aline é colocar três colheres de sopa de sal junto ao sabão comum na hora de lavar uma máquina cheia de roupas coloridas.

Vinagre, água e bicarbonato de sódio costumam reagir bem ao sal, segundo Bárbara, na criação de novos produtos de limpeza. Mas é preciso tomar cuidado. Ela destaca que materiais eletrônicos, por exemplo, não devem ser higienizados com misturas como essas, já que podem arranhar telas e danificar seu funcionamento interno.

Você vai se interessar por:

Empresa de limpeza ou diarista? Saiba qual o melhor custo-benefício

Compare 4 modelos de aspirador que vão facilitar a limpeza

Compare quatro modelos de máquina de lavar 12 kg ou mais

Organize suas finanças

Para economizar em casa e controlar as contas do lar, é preciso ouvir quem sabe. Se você quer usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você recebe mensagens e participa de jogos que lhe ajudam a controlar seus gastos, poupar e investir. E você ainda participa de sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

gazebo dobrável
como economizar na limpeza
aplicativos para economizar no supermercado
comer peixe
reduzir gasto com doméstica
economizar energia na geladeira