Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Usar carregador de outra marca estraga a bateria do celular? Descubra

A- A+

Você perdeu o carregador original do seu smartphone e acabou comprando um genérico? O carregador novo estragou e você resolveu resgatar o cabo do aparelho antigo que estava guardado? Ou ficou sem bateria na casa de um amigo e pegou um carregador emprestado? Fique atento, porque carregadores “genéricos” podem afetar o desempenho da bateria do seu celular.

Isso acontece por conta de especificações técnicas que diferem entre uma marca e outra e até mesmo entre modelos diferentes da mesma marca.

O primeiro passo é verificar as especificações do carregador original. Caso você não tenha o carregador em mãos, busque as informações no site do fabricante. Você pode consultar pelo modelo do aparelho. A partir das especificações, você poderá comparar os dados da fonte original com a de outra marca. Além disso, é importante verificar se os plugues de ambos os dispositivos são compatíveis.

carregador

Carregadores “genéricos” podem afetar o desempenho da bateria do seu celular. Foto: iStock, by Getty Images

> Fim de ano: no Vivo Compras, você encontra excelentes ofertas de acessórios para o seu smartphone. 

Depois, observe em qual faixa de voltagem o novo carregador opera. Por exemplo, se a rede elétrica de sua casa entrega 110 volts, não adianta plugar o carregador que necessita de 220 volts e vice-versa. A maioria dos carregadores hoje em dia é do tipo bivolt, ou seja, opera tanto em 110 como em 220 volts, mas não custa conferir.

Verifique a saída do carregador

Não deixe de observar qual a voltagem de saída da fonte antiga e da nova. O seu aparelho pode requisitar, por exemplo, 5 volts, e o carregador novo pode estar passando 9 volts. Nesse caso, o celular estaria recebendo uma carga superior a que ele suporta. Compare os carregadores e veja se as voltagens de saída são exatamente iguais para não danificar o aparelho.

Outro ponto importante diz respeito à amperagem do novo carregador, que consiste na intensidade da corrente elétrica que ele fornece ao seu aparelho. Por exemplo, se o celular consome uma corrente de 0.15 Ampere, e o carregador tem a capacidade de enviar 1 Ampere, não haverá problema, pois o mesmo só estaria consumindo uma parte da corrente disponível. Por outro lado, se seu aparelho consumir uma quantidade maior de Amperes do que a fonte disponibiliza, isso poderia prejudicá-la, causando um aquecimento excessivo em seus componentes.

Vantagens do carregador original

O uso do carregador “genérico” pode ser considerado seguro, mas o mais indicado sempre é usar o produto original do seu aparelho. É que a saída que parece econômica a princípio, pode gerar um gasto maior do que o previsto no futuro.

A falsa sensação de economia, aliás, é a única vantagem de um carregador “genérico”. Você pode facilmente perceber que o tempo necessário para carregar seu aparelho é bem menor usando o carregador original. Esse é o primeiro aspecto de ineficiência do carregador genérico.

Outro aspecto é justamente o fato de ele ser “genérico”. Como já foi explicado, cada bateria tem determinadas especificações técnicas e os carregadores são feitos sob medida para as características da bateria correspondente. Os carregadores “genéricos”, por sua vez, são feitos para suprir necessidades de vários tipos de baterias, sendo assim não atendem a determinadas necessidades do tipo específico de bateria do seu celular. Com isso, aumenta o risco de sua bateria ficar “viciada”, diminuindo sua vida útil.

Proteja o seu celular

O Vivo Proteção Celular oferece proteção contra roubo ou furto qualificado para aparelhos celulares, modem internet 3G e tablets. Além disso, você concorre a sorteios mensais no valor de R$ 10 mil enquanto estiver em dia com o pagamento do seguro.

> Proteção Celular: Conheça o seguro contra roubo e furto do aparelho

E você, o que acha? Deixe seu comentário.

vale a pena comprar celular muito barato
Opção para comprar carregador universal
Um dos novos carregadores portáteis
Homem comunica bloqueio de celular roubado
Homem comunica IMEI bloqueado
App para poupar bateria