Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Universidades oferecem serviços gratuitos de orientação financeira

A- A+

Por mais que se tente controlar o orçamento com corte de gastos e aumento de receita, nem sempre se consegue atingir os objetivos sozinho. Às vezes, pedir ajuda é a peça-chave nesse processo. Foi pensando nisso que duas universidades brasileiras começaram a oferecer serviços gratuitos de orientação financeira ao público em geral.

Conheça mais sobre as iniciativas da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP) e do Estúdio de Finanças da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (Face) da PUC-RS.

serviços gratuitos

Para conseguir sair do vermelho, pode ser preciso buscar auxílio especializado. Foto: iStock, Getty Images

Onde há serviços gratuitos de orientação financeira

USP

O Serviço de Orientação Financeira (SOF) começou restrito aos funcionários da USP. Com o tempo, contudo, o professor Rodrigo De Losso, supervisor do projeto, passou a ser procurado por pessoas em redes sociais, buscando ajuda para lidar com a renegociação de empréstimos.

Conforme lembra Fernanda Seidel, formada em economia pela FEA-USP e coordenadora do SOF, eram pessoas em situação complicada de endividamento. Observando o fato de que várias faculdades de Direito fornecem auxílio jurídico gratuito para pessoas físicas, o professor teve a ideia de que a Faculdade de Economia também poderia fornecer um serviço análogo de orientação financeira”, explica.

Assim, tanto uma necessidade da comunidade seria atendida, como os alunos poderiam aprender sobre finanças na prática e dar um retorno à sociedade pelo investimento feito em sua educação.

PUC-RS

Foi de forma semelhante que surgiu o projeto gaúcho. Segundo a analista de Educação Financeira do Estúdio de Finanças, Nahiane Linck, essa foi a oportunidade encontrada para capacitar os estudantes da universidade e conscientizar a população sobre o uso do dinheiro.

“Embora o crescimento econômico naturalmente permita o aumento do poder de consumo e investimento, é ainda notável a falta de organização financeira das famílias”, lembra Nahiane.

Como os serviços funcionam

O SOF trabalha com atendimentos individuais e presenciais para a comunidade em geral – são gratuitos e sigilosos. “Não é um curso e, por enquanto, os atendimentos não podem ser realizados por internet ou telefone”, explica Fernanda.

Os agendamentos são feitos somente pelo telefone (11) 3091-5929, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Os orientadores financeiros estão aptos a ajudar os interessados nas seguintes situações:

– Planejamento para compra de bens duráveis e imóveis

– Organização do orçamento doméstico e de patrimônio

– Orientações sobre poupança e outros investimentos

– Previdência privada e aposentadoria

– Quitação de dívidas e seguros.

Fernanda esclarece que o SOF não negocia com terceiros e o relatório final de caso apresentado é apenas uma orientação.

O procedimento em relação aos serviços gratuitos na PUC-RS é semelhante. As orientações são realizadas em quatro a cinco encontros, sempre com um responsável capacitado, onde são disponibilizados guias financeiros que auxiliam na compreensão de assuntos relacionados a economia doméstica.

Os agendamentos são feitos através do e-mail: estudio@pucrs.br e o horário de atendimento é de segunda a sexta da 13h30 às 19h30.

“Muito mais que resolver dúvidas ou problemas, as orientações financeiras fornecidas têm como objetivo oportunizar um aprendizado que ajudará o cidadão a não cometer os mesmos erros depois de tê-los solucionado”, finaliza Nahiane.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, além de recorrer aos serviços gratuitos, pode conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas sobre os serviços gratuitos de ajuda financeira? Compartilhe!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças