Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Undervolting otimiza o uso do computador e economiza energia

A- A+

Para os apaixonados pelo universo da informática, técnicas como o overlock são utilizadas para aperfeiçoar o desempenho do computador e permitir que ele rode programas pesados e jogos. Mas mesmo quem não tem tanta intimidade assim com a tecnologia pode utilizar opções semelhantes ao seu favor, como é o caso do undervolting.

Ao contrário da técnica anterior, seu objetivo é permitir que o processamento de dados ocorra de maneira mais lenta, com o objetivo de reduzir o consumo de energia. Isso ocorre a partir da diminuição da voltagem dos circuitos internos do processador. Parece complicado? Entenda melhor como utilizar esse recurso ao seu favor.

Mulher realiza undervolting no computador

Contar com auxílio técnico é o mais indicado para realizar a técnica no computador. Foto: iStock, Getty Images

Vantagens de recorrer ao undervolting

Pode parecer estranho que alguém queira diminuir o desempenho do seu computador, mas a explicação para realizar o undervolting é fácil de entender e vai além da redução no consumo de energia elétrica.

Para quem mantém o aparelho ligado quase que o dia inteiro, mas com uso simples, como edição de documentos ou apenas para a leitura de e-mails, por exemplo, não é necessário contar com o máximo de potência que pode ser oferecida.

Ao reduzi-la, o calor que o computador concentra também vai diminuir, o que significa a redução do barulho emitido pelos coolers quando o excesso de tarefas exige demais do produto.

Como consequência, a vida útil do aparelho também tende a aumentar. Afinal, ele trabalha em um nível menos acelerado do que aquele para o qual foi projetado – e não o contrário.

Para quem possui notebook, outro benefício esperado com o undervolting é o aumento da autonomia oferecida pela bateria, o que pode ser um diferencial e tanto em viagens e mesmo em espaços em que o número de tomadas é limitado.

Undervolting exige conhecimento técnico

Embora a técnica seja relativamente simples e seja possível encontrar tutoriais na internet sobre como aplicá-la, é importante ter cuidado. Afinal, nem todos os processadores são iguais e o que vale para um pode não servir para outro.

Alguns modelos já acompanham utilitários que permitem realizar a operação. Em outros, é necessário fazer download de software específico para realizar o undervolting.

Ou seja, a dica é avaliar se você possui conhecimento técnico para tentar o procedimento. Embora ele não costume oferecer riscos ao equipamento, pode causar instabilidades quando os valores de redução aplicados não forem os ideais.

Você vai se interessar por:

Notebook x desktop: qual é o computador mais adequado para você?

Descubra as vantagens de contratar suporte para computador

Confira dicas para cuidar bem do computador da família

Conte com assistência 24 horas

Usuários que possuem pouca intimidade com a tecnologia ou gostam da segurança de um suporte técnico sempre disponível podem contratar serviços que contam com especialistas para tirar dúvidas sobre computador e ajudar com instalações, configurações e o que mais precisar, 24 horas por dia.

A Vivo oferece serviço de Suporte à Informática que, além do técnico, garante a segurança do computador com o programa completo de proteção McAfee.

> Suporte informática: Resolva problemas de seu computador

Gostou das dicas sobre o undervolting? Compartilhe!

comprar um notebook barato
antivírus pago
PC ou notebook
Trocando por lâmpadas de LED
Opção para comprar HD externo de 2 TB
Homem usa computador all in one