Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Uber ou táxi: veja qual o melhor para o seu bolso

A- A+

Você precisa de transporte, quer uma opção confortável e barata, mas está na dúvida entre Uber ou táxi. Nem sempre é fácil saber qual serviço sai mais em conta. Mas com uma ajudinha da tecnologia, na tela do seu smartphone, é possível comparar valores e fazer a melhor escolha para o bolso.

A novidade pode ser experimentada por quem possui celular com o sistema Android e utiliza o Google Maps. A tecnologia é resultado da parceria entre o aplicativo e o 99Taxis.

Usuário decide entre Uber ou táxi

Seja Uber ou táxi, é possível solicitar a corrida por meio de aplicativos no celular. Foto: iStock, Getty Images

Uber ou táxi: o Google Maps resolve

A educação financeira tem no planejamento a sua palavra-chave. Então, por que não aproveitar as facilidades à sua disposição? Depois de uma atualização permitir descobrir o valor da corrida do Uber pelo Maps, o app do Google foi além e agora compara as tarifas do aplicativo de transporte com o táxi.

Para saber se é mais barato apostar no Uber ou táxi para sua corrida, é só pegar o smartphone, inserir informações básicas e descobrir o tamanho da economia. São três passos simples e práticos. Confira:

  • Abra o Google Maps no seu Android e informe o seu ponto de origem e o seu local de destino
  • O app irá calcular e comparar quanto você gastaria se fosse de Uber ou táxi – através do 99Taxis
  • O serviço informa ainda o tempo que cada tipo de transporte precisará para levar o passageiro ao ponto de desembarque.

Pronto: sua parte é escolher. E, é claro, continuar com os procedimentos que você já executa ao contratar a corrida pelo celular, como a escolha do veículo.

Por esse caminho, ficam mantidos os serviços específicos que o Uber disponibiliza aos clientes, como Uberblack e Uberx.

Comparativo além da economia

Se a sua dúvida entre Uber ou táxi vai além do custo do trajeto, é importante saber que outros fatores diferenciam um serviço de transporte do outro, a começar por quem o disponibiliza.

No Uber, o motorista (proprietário do automóvel) é responsável pelo custo do carro. Vários deles, inclusive, são veículos considerados de luxo. Já os taxistas costumam obter isenção de imposto quando adquirem o automóvel.

Em muitos estados, os taxistas não pagam IPVA, ao contrário de quem participa do Uber. Os táxis só circulam mediante licença das prefeituras e o profissional recebe o valor da corrida no ato – em alguns casos, com o usuário podendo pagar no cartão de crédito.

Já os motoristas do Uber se cadastram na empresa para atuar e precisam repassar uma porcentagem de cerca de 20% de cada corrida para a companhia. Sua atuação, contudo, não conta com regulamentação nacional (há projetos em tramitação em cidades brasileiras), o que desperta o descontentamento dos taxistas.

No Uber, o passageiro escolhe o tipo de carro, sendo que o veículo mais antigo da frota é do ano de 2010. O cliente é recebido com jornais, revistas, água e balas, conforme a sua escolha na solicitação. Já no táxi, a frota não tem um período determinado e os mimos aos usuários ficam ao encargo da boa vontade do taxista.

Você vai se interessar por:

Pague seu transporte no cartão

Seja no Uber ou táxi, comodidade é pagar pela sua corrida no cartão, aproveitando todos os benefícios da ferramenta. Se você ainda não tem o seu, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, qual escolhe: Uber ou táxi? Deixe seu comentário!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito