Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

TV 8K: próxima geração promete ainda mais resolução

A- A+

Se a resolução de imagem em 4K já havia significado um grande avanço para o mundo da tecnologia, os lançamentos da CES 2015 foram ainda mais revolucionários. O lançamento da tecnologia de TV 8K apresentou uma nova realidade para assistir televisão. A qualidade da imagem é muito superior, aumentando o realismo de cada situação transmitida.

TV 8K: a tecnologia

As televisões em 4K ainda estão em fase de surgimento no mercado brasileiro, mas a tecnologia de TV 8K já começa a se tornar realidade.. A tecnologia faz parte de um movimento de UHDTV, ou seja, uma televisão com Ultra Alta Definição que promete uma experiência de realismo e imersão para os telespectadores.

tv-8k

Proposta da nova tecnologia é imersão no universo televisivo. Foto: iStock, by Getty Images

 

O padrão de transmissão mais difundido no mundo atualmente é o Full HD, uma tecnologia de alta definição, presente em televisões de alto padrão. A TV 8K vai muito além desse limite de resolução. A qualidade da resolução da imagem é 16 vezes maior do que a qualidade oferecida pelas imagens em Full HD, ou seja, o detalhamento da imagem é 16 vezes melhor.

Mas não é só a imagem que fica superior com a tecnologia 8K. A intenção desse tipo de captação é proporcionar a imersão no universo televisivo. Para que isso aconteça, a qualidade do áudio também precisa acompanhar a evolução da imagem. Na nova tecnologia, o áudio é captado em 22.1 canais diferentes. Contra os 5.1 atuais, o padrão de som 8K é indiscutivelmente melhor.

A evolução da tecnologia promete uma mudança também na forma como os aparelhos de televisão são criados e na maneira como eles são posicionados nas casas dos consumidores. A ideia é criar televisões cada vez maiores, para espaços ainda menores. A distância indicada entre o espectador e um aparelho Full HD é de 3 vezes a altura do televisor. Com a TV 8K esse número reduz para 0.75 vez a altura.

O uso da resolução de TV 8K

O problema é que a TV 8K ainda não é viável para o Brasil. A qualidade de tecnologia suportada pela rede brasileira ainda é muito inferior. Ainda não há nenhuma transmissão em 4K no país, o que significa que ainda há um longo caminho pela frente até que as redes brasileiras consigam suportar o peso dos vídeos gerados em 8K.

Algumas empresas de produção televisiva já capturam imagens de novelas e séries em qualidade de 8K, mas é preciso fazer a compactação das imagens para que elas possam ser transmitidas sem falhas. Cada minuto de vídeo captado em 8K e sem passar por nenhum processo de compressão ocupa 200 GB de armazenamento.

Outra dificuldade da inserção da TV 8K no mercado brasileiro é o preço dos televisores. Se os aparelhos com tecnologia de 4K podem chegar a custar 80 mil reais, imagine os valores que podem atingir os aparelhos com resolução 8K. É fato que quanto mais comum se tornar a produção, mais baratos ficam os aparelhos. Mas o processo é longo e custa caro para os fabricantes.

Compare preços online

A Vivo oferece um serviço de ofertas para você pesquisar e comprar nos maiores sites de e-commerce. Com o Vivo Compras, você pode filtrar os melhores preços e produtos em diversos departamentos, como moda, eletrônico, informática, esporte, brinquedos, lazer, viagens e muito mais.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para televisores

Gostou das curiosidades da TV 8K? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico