Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Turismo no exterior: confira dicas para facilitar a sua viagem

A- A+

Está pensando em passar as férias no exterior? Saiba que planejar  os detalhes de uma viagem de turismo é fundamental para não ter dores de cabeça e aproveitar ao máximo os dias de descanso. A seguir, veja algumas dicas e opções que podem lhe ajudar a organizar a ida a outros países.

Experiência fora do Brasil pode ser enriquecedora. Foto: iStock, Getty Images

Experiência fora do Brasil pode ser enriquecedora. Foto: iStock, Getty Images

Limite o número de destinos

Beto Conte, diretor da agência de viagens STB, recomenda limitar o número de destinos para otimizar sua viagem e economizar. “Quanto mais a gente ficar em um mesmo local, menos tende a gastar do que se estivéssemos nos deslocando”, aconselha.

Além disso, focar em menos lugares permite fazer atividades e conhecer atrações turísticas em um ritmo mais leve e aprofundado. No fim, você aproveita o que de melhor cada cidade oferece e pode conhecer as outras em viagens futuras.

Você vai se interessar também por:

Planeje a viagem de turismo com antecedência

Uma das partes mais importantes de uma viagem de turismo é o preço da passagem. Ana Flora Bestetti, supervisora para a Região Sul da agência CI, alerta que comprar antecipadamente sempre rende bons descontos. “Por exemplo, com seis meses de antecedência, é possível ir à Nova Zelândia por US$ 1,3 mil dólares. Mais perto, este valor salta para US$ 1,7 mil”, explica.

Com a aproximação da data de embarque, aumenta também a possibilidade de você não conseguir o voo desejado ou poltronas lado a lado, no caso de viajar acompanhado. O mesmo vale para as reservas de hotéis, principalmente em época de alta temporada. O risco de deixar para a última hora e ficar sem a hospedagem desejada é alta.

Considere o pacote de viagens para turismo

Muita gente torce o nariz para contratar um pacote de viagem, especialmente por causa da falta de liberdade para ir e vir. Mas, antes de descartar essa opção, pesquise com calma. Para Beto Conte, há um momento específico em que ela pode ser uma boa. Ele ocorre quando o roteiro e a qualidade do hotel atendem exatamente a sua necessidade.

Segundo ele,  o pacote de viagens sai mais barato do que a viagem independente. Embora você perca flexibilidade, pois terá que se adequar aos horários pré-definidos, conta com pessoas capacitadas para mostrar os melhores lugares, sem se preocupar com a logística. Antes de decidir, avalie quais são as suas prioridades.

Contrate um seguro ou assistência

Embora muitas pessoas achem desnecessário e ignorem, vale a dica: adquirir assistência de viagem ou seguro que cubra as despesas médicas, com remédios e perda de bagagem é importante em viagens de turismo internacional. De forma geral, os seguros são opção mais barata do que se arriscar a pagar pela medicina privada, especialmente em países como os Estados Unidos.

Ficar doente, torcer o pé, quebrar um dente, extraviar a mala. São coisas que parecem tão improváveis, mas que podem acontecer quando menos se espera, inclusive durante um passeio.

Gostou das dicas de turismo no exterior? Deixe um comentário!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como lidar com a avareza
como economizar na limpeza
organizar a mala
esconder gastos
free shop