Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Turismo na Europa: veja 6 dicas para planejar sua viagem

A- A+

O continente europeu é repleto de cidades que reúnem história, gastronomia e belas paisagens. Nãos é à toa que o turismo na Europa é tão procurado e está entre o sonho de muitos brasileiros. Para aproveitar essa experiência ao máximo, a principal dica é planejar.

6 dicas para se dar bem fazendo turismo na Europa

Defina o destino

Para quem deseja viajar, o primeiro passo é definir qual vai ser o roteiro. Como a Europa possui diversos destinos turísticos, não é raro que viajantes tentem visitar cinco ou seis cidades em apenas 15 dias, lembra Rafael Sette Câmara, blogueiro do 360meridianos. Ao invés disso, ele recomenda que a viagem seja programada em um ritmo calmo, que permita aproveitar. Do contrário, ela vira uma maratona e você dificilmente vai relaxar.

Tenha seu passaporte em dia

Para fazer turismo na Europa não é necessário ter visto, mas é de extrema importância que você tenha seu passaporte em dia. Consulte o site da Polícia Federal, separe a documentação exigida e agende o atendimento com antecedência, para evitar que atrasos comprometam a sua viagem.

Organize o seu orçamento

Estipule o valor que você pretende gastar ao viajar para a Europa. Muitos só lembram de incluir nos planos os gastos com alimentação e hospedagem, mas Tiago Caramuru, produtor de conteúdo do 3em3, lembra que também é fundamental colocar na lista os valores de entradas e ingressos para atrações turísticas e o transporte para fazer o deslocamento entre as cidades.

Viajar pela Europa se torna mais barato quando há um planejamento prévio dos detalhes. Foto: iStock, Getty Images

Viajar pela Europa se torna mais barato quando há um planejamento prévio dos detalhes. Foto: iStock, Getty Images

Compre a passagem com antecedência

A dica vale para qualquer viagem de avião: compre passagem alguns meses antes de decolar e garanta bons descontos. Além disso, a recomendação do diretor da World Place Intercâmbio e Turismo, Paulo Grassi, é para ficar de olho nas promoções que algumas companhias aéreas costumam lançar e que ficam disponíveis por curtos períodos. A atenção também vale para a flutuação do dólar, que impacta diretamente no valor final que você vai pagar.

Economize em hospedagem

Com todos os gastos que envolvem uma viagem como essa, economizar é sempre uma boa escolha. Se ficar hospedado em hotéis de luxo não é prioridade, uma opção é ficar em albergues e hostels. Eles são vantajosos principalmente para quem viaja sozinho e ainda permitem mais interação com a cultura local.

Gostou das dicas sobre turismo na Europa? Compartilhe!

queda do dólar
trabalho temporario nos EUA para brasileiros em 2016
viagens econômicas pelo Brasil
viagem econômica para a Disney
como economizar na limpeza
preço do dólar turismo