Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Tudo sob controle? Falta só aprender como fazer seu dinheiro crescer

A- A+

Para a maioria dos brasileiros, colocar as contas em dia pode ser um tanto complicado. Mas quando se tem tudo sob controle (leia-se “sem dívidas”) o próximo passo é aplicar uma parte do dinheiro para que possa render, evitando novos apertos financeiros.

Investimentos dando lucro e mantendo tudo sob controle financeiramente.

Antes de escolher investimento, é preciso definir destino desejado para o dinheiro. Foto: iStock, Getty Images

Com tudo sob controle, veja como investir

Para quem assumiu as rédeas da vida financeira há pouco tempo, pode ser um pouco difícil fazer a escolha de um investimento sozinho. Por isso, a professora do curso de Gestão Financeira da Unisinos-RS, Vanessa Pires, dá algumas dicas. Confira:

Conheça os ativos

Os investimentos em ativos financeiros podem ser categorizados de diferentes formas: renda fixa ou variável, de curto ou de longo prazo, de baixo, médio ou alto risco. A principal consideração, contudo, deve ser o objetivo do investidor. Se ele almeja retorno em curto ou longo prazo, por exemplo, e seu comportamento em relação ao risco.

Avalie o risco

Teoricamente, quanto maior o retorno de um investimento, maior o risco inerente. Dessa forma, o investimento em poupança, Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) e títulos públicos apresenta um menor que risco em comparação a fundos de investimentos e ações de empresas de capital aberto.

Custos

Outro aspecto importante que deve ser levado em consideração são os custos inerentes ao investimento. Entre eles, estão o Imposto de Renda, Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), Taxa de Administração e Taxa de Custódia. Esses valores impactam no retorno a ser obtido.

Previdência Privada está em alta

Considerando a conjuntura econômica atual e as previsões futuras, Vanessa sustenta que a previdência privada está se tornando cada vez mais atraente como um complemento da aposentadoria concedida pela Previdência Social.

“É interessante consultar uma instituição financeira reconhecida no mercado, realizar algumas simulações e avaliar a viabilidade do investimento”, destaca.

Quanto investir?

A professora explica que há diferentes indicações sobre o percentual dos ganhos mensais ou anuais que deve ser destinado para investimentos. “Deve-se refletir a respeito do tipo e prazo do investimento, além de avaliar os custos relacionados”, ensina.

É importante ter em mente que investimentos em CDB, por exemplo, têm uma tributação regressiva de Imposto de Renda e de IOF. “Sendo assim, quanto maior o prazo de permanência no investimento, menor a tributação”, exemplifica.

Outra dica da especialista é avaliar o investimentos em títulos públicos emitidos pelo governo federal. Em função do aumento na taxa Selic (taxa básica de juros) e da inflação –  traduzido em índices como o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que é um dos indexadores desses títulos – o rendimento tende a ser maior.

O mais interessante é que, no caso dos títulos públicos, é possível investir em frações de um determinado título, respeitado o valor mínimo de R$ 30. “No site do Tesouro Nacional, é possível ter informações mais completas.

Por onde começar?

O primeiro passo, conforme Vanessa, é definir o seu objetivo como investidor – ter um rendimento mensal, garantir uma poupança para a aposentadoria, poupar para fazer uma aquisição específica – e partir para a ação.

Conhecer o tipo de investimento que você optou e planejar em curto e longo prazos são atitudes fundamentais para atingir o objetivo almejado.

Você vai se interessar por:

Segurança para você e sua família

Mais do que estar com suas finanças protegidas, manter a segurança da sua família é a melhor cobertura. Com o Seguro de Vida Plus, você protege seus beneficiários em caso de morte e morte acidental e ainda conta com auxílio funeral. Entre em contato com Central de Relacionamento – Parceria Seguros Vivo e contrate o seu.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gostou das dicas de investimento para quem está com tudo sob controle? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
quando vale a pena comprar título de capitalização
oscilações da Bolsa de Valores
investir para viajar
agência de classificação de risco
investimento para quem tem ate R$ 10 mil