Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Tudo o que você precisa saber sobre o Bilhete Único Especial

A- A+

Quem mora na cidade de São Paulo pode contar com as facilidades do Bilhete Único para viajar de ônibus, trem ou metrô. Já usuários com necessidades específicas têm direito ao chamado Bilhete Único Especial, criado para atender a quatro grupos: idosos, pessoas com deficiência, gestantes e obesos.

Os idosos e portadores de deficiência – seja física, visual ou auditiva – têm direito ao transporte gratuito, enquanto obesos e gestantes a partir do quinto mês podem descer pela porta da frente, desde que paguem a tarifa normal.

Usuários do Bilhete Único Especial

Quem comprova necessidade especial pode usar benefício no ônibus, trem e metro. Foto: iStock, Getty Images

Tire suas dúvidas sobre o Bilhete Único Especial

O Bilhete Único Especial é um cartão no qual se pode inserir créditos para o pagamento das passagens, assim como ocorre na maioria das cidades do país. Mesmo com a gratuidade prevista para a modalidade, é preciso ter o cartão. Conheça as regras para cada um dos grupos beneficiados pelo programa:

Idosos

Pessoas a partir dos 60 anos têm direito ao benefício. Três meses antes de completar a idade mínima, a documentação já pode ser enviada para a SPTrans, via correio. São necessárias cópias autenticadas de documento de identidade com foto (como RG e CNH) e CPF.

Também são necessárias cópias simples de comprovante de residência (conta de luz, gás, água ou telefone com, no máximo, seis meses), uma foto 3×4 em padrão de documento e números de telefone para contato. O material deve ser enviado por correio para a Caixa Postal 77075, CEP 01014-970.

Há também a possibilidade de entregar nos postos de atendimento. Nesse caso, as cópias autenticadas não são necessárias, mas os documentos originais devem ser apresentados junto com cópias simples. Confira o endereço das unidades:

  • Aricanduva – Rua Atucuri, 699
  • Butantã – Rua Dr. Ulpiano da Costa Manso, 201
  • Campo Limpo – Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 59
  • Capela do Socorro – Rua Cassiano Santos, 499
  • Casa Verde – Avenida Ordem e Progresso, 1001
  • Cidade Ademar – Avenida Yervant Kissajikian, 416

Obesos

Para ter direito ao Bilhete Único Especial, é preciso ir pessoalmente a um dos 17 postos de atendimento listados no site da SPTrans, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas. É necessário levar RG e comprovante de endereço com CEP, original e cópia.

Os próprios atendentes dos postos irão fazer uma avaliação, na qual deve ser comprovado que o candidato possua Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 39,9.

Pessoas com deficiência

O cadastro para esse grupo funciona pelo mesmo sistema que os obesos, nos mesmos postos de atendimento e horários. Entretanto, é preciso apresentar um relatório médico válido por 90 dias, de acordo com o novo modelo preenchido pelo médico de livre escolha do solicitante, mediante cadastro online. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 156 ou (11) 3124-2605.

Gestantes

Mulheres grávidas que desejam ter direito ao benefício do Bilhete Único Especial também devem comparecer aos postos médicos indicados acima, com originais e cópias do RG, comprovante de residência e atestado indicando o período de gestação.

Você vai se interessar por:

Mais vantagens com o Vivo Zuum

Você já conhece o Vivo Zuum? O serviço, que funciona como uma conta totalmente gerenciada por celular, também pode ser utilizado para fazer a recarga do Bilhete Único em São Paulo, além de outros pagamentos, transferências e saques. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Este artigo foi útil para você? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria