Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Tudo o que você precisa saber sobre a CNH

A- A+

O momento de fazer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é esperada por muitos com ansiedade. Afinal, com o documento em mãos é possível dirigir e ganhar mais independência. Mas é também nessa hora que surgem várias dúvidas sobre o funcionamento do processo, que envolve diversas etapas.

O primeiro passo é buscar um Centro de Formação de Condutores (CFC) e levar junto o seu RG, CPF e um comprovante de residência recente. É lá que você vai realizar as aulas, tanto as teóricas quanto as práticas, e aprender tudo o que precisa para se tornar um motorista habilitado.

Categorias de CNH

Ao abrir o processo para fazer a sua carteira de motorista, é preciso escolher uma modalidade. Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro dispõe de cinco opções diferentes. Na categoria A, o condutor pode dirigir veículo de duas a três rodas, com ou sem carro lateral.

Já na B, a habilitação é exclusiva para dirigir automóveis que tenham capacidade máxima para transportar oito passageiros e mais o motorista. Além disso, o peso bruto total precisa ser menor do que 3.500 quilos.

Com carteira de tipo C, é possível utilizar veículo de transporte de carga em que o peso supere os 3.500 quilos. Mas para contar com essa modalidade, o motorista já precisa estar habilitado na categoria B por pelo menos um ano.

Ao conseguir uma CNH D, o condutor pode também realizar o transporte de passageiros em em ônibus e vans. Para isso, é preciso ter no mínimo 21 anos e ser habilitado na categoria B por dois anos ou na C por um ano. Na última delas, a E, é possível conduzir veículo que se enquadre nas categorias B, C ou D e que tenham unidade acoplada ou rebocada com peso bruto de seis mil quilos ou mais.

cnh

Depois de aprovada na prova prática, você recebe uma Permissão para Dirigir. Foto: iStock, Getty Images

Taxas e obrigatoriedades da CNH

O valor que você vai pagar pela seu carteira de motorista depende do estado em que ela vai ser feita. No Rio grande do Sul, por exemplo, todo o processo sai por R$1.634,51, de acordo com as taxas determinadas pelo Detran-RS, que sofrem alterações anuais.

A primeira avaliação pela qual você vai passar é o exame de aptidão física e mental e, na sequência, o psicotécnico. Na sequência, já é possível iniciar as aulas teóricas. São 45 horas divididas entre os módulos de legislação, direção defensiva, primeiros socorros, noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito e ainda noções sobre o funcionamento do veículo de duas ou mais rodas.

O próximo passo é a prova teórica, que avalia se os seus conhecimentos são suficientes para iniciar as aulas práticas. Uma vez aprovado, é hora de ir para a rua. Ao todo,  você deve fazer no mínimo de 25 horas de aulas de direção.

Se ao fim desse total não se sentir preparado, é possível solicitar mais algumas antes de fazer a prova prática. Depois de aprovado, basta esperar alguns dias e você vai ter em mãos a sua Permissão para Dirigir, que é provisória. Passado um ano, já é possível solicitar a CNH.

Assistência em emergências

Depois de conseguir a sua carteira e comprar um carro, é preciso garantir segurança para os momentos imprevistos. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Gostou das dicas para ter a sua CNH? Compartilhe!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro