Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Tudo o que você precisa para fazer compras pela internet

A- A+

Economia de tempo, facilidade de pagamento, variedade de produtos, possibilidade de pesquisar preços em diferentes lojas. Essas são apenas algumas das vantagens que fazer compras pela internet pode oferecer – o que justifica o crescimento de 15,3% no e-commerce brasileiro em 2015, chegando à marca de R$ 41,3 bilhões, segundo a E-bit.

Por outro lado, o universo online também facilita a ação de cibercriminosos, que inovam em seus golpes. Para evitar cair em fraudes, como lojas fictícias, ofertas enganosas e sites maliciosos, é preciso adotar uma série de medidas preventivas.

Mulher gosta de fazer compras pela internet

Pesquisar a reputação da loja virtual é fundamental antes de realizar a compra. Foto: iStock, Getty images

Por que fazer compras pela internet

A praticidade e os preços mais baixos das lojas virtuais têm conquistado os brasileiros. É o que mostra pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo o estudo, nove entre dez consumidores de e-commerce estão satisfeitos ao fazer compras pela internet.

Além do valor ser geralmente inferior ao praticado pelas lojas físicas, o ambiente online também se destaca pela variedade de ofertas. Na web, é possível encontrar diariamente ofertas em todos os setores, desde brinquedos a móveis, sem esquecer de roupas e sapatos.

Mas é preciso estar sempre atento para não ser enganado e acabar no prejuízo. Ao comprar na internet qualquer serviço ou produto, o usuário está protegido por um conjunto de direitos estabelecidos no Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

As regras visam garantir respeito à dignidade, à saúde e à segurança dos consumidores contra irregularidades e abusos praticados por fornecedores.

Portanto, em caso de produtos defeituosos ou falhas na prestação do serviço, o comprador pode procurar o Procon em sua cidade para registrar reclamação ou buscar orientação sobre como proceder. Para isso, como medida básica, sempre deve exigir a nota ou o cupom fiscal.

Faça uma compra segura na internet

Quer aprender a fazer compras pela internet com segurança, garantindo a proteção de seus dados pessoais e do seu dinheiro? Confira e siga as quatro dicas a seguir:

Verifique os dados do fornecedor

O Procon aconselha que o consumidor sempre verifique os dados do fornecedor antes de fazer compras pela internet: endereço comercial físico, telefones e CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Em caso de dúvidas, pode ligar para o SAC que deve estar disponível no site e solicitar os dados cadastrais.

Com isso, além de ficar protegido, já tem as informações necessárias caso precise fazer reclamações após a compra.

Confira a segurança do site

Para efetuar compras com o cartão de crédito, é importante que o site tenha os dados blindados. Isso pode ser verificado por meio do símbolo de um cadeado que geralmente aparece na barra de endereços do navegador, indicando que o ambiente é seguro. Além disso, não é indicado realizar as compras em computadores de terceiros ou de acesso público.

Pesquise a reputação da empresa

Uma das vantagens de fazer compras pela internet, e que ajuda a garantir a segurança, é poder verificar a reputação do fornecedor facilmente. O ideal é procurar por avaliações e comentários de outros consumidores. É possível também checar no Procon e em sites como o Reclame Aqui se existem muitas queixas contra a loja virtual.

Devolução de compras

Nas compras pela internet, o consumidor tem o chamado “Direito ao Arrependimento”, podendo devolver o produto em até sete dias úteis, caso não fique satisfeito com a mercadoria.

Segundo o Procon, a desistência deve ser comunicada por escrito (via carta ou e-mail) com solicitação de comprovante de recebimento. Assim, o consumidor tem direito ao reembolso total dos valores pagos, inclusive do frete.

Você vai se interessar por:

Praticidade e segurança no Vivo Compras

Quer segurança e praticidade para comparar preços e condições de pagamento? O Vivo Compras é o canal perfeito para isso, pois traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

Gostou das dicas para fazer compras pela internet? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple