Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Troca de óleo é parte essencial da manutenção do carro

A- A+

A troca de óleo é cuidado fundamental na hora de fazer a manutenção de um veículo, que garante maior durabilidade ao motor. Mas, seja pelos custos envolvidos ou por simples esquecimento, não raro esse cuidado é deixado de lado – e é aí que os problemas começam a aparecer.

Importância da troca de óleo

O óleo é o responsável pela lubrificação interna do motor, manter a temperatura ideal do veículo e retirar partículas resultantes da combustão. Conforme explica o gerente de marketing da WebMotors, Rafael Constantinou, ele evita ainda o desgaste prematuro das peças, ao diminuir o atrito entre elas.

“Por isso, precisamos ficar atento aos prazos das trocas de óleo. Com o tempo ele fica muito viscoso, perdendo sua principal função”, complementa. Ou seja, ele é contaminado por substâncias presentes na combustão e a sua capacidade de lubrificar diminui.

Em outros casos, ele pode estar dentro do prazo, mas um vazamento que você não percebeu permite que o nível fique abaixo do ideal. Com a manutenção em dia, esse é um risco que diminui.

tipo de óleo adicionado também faz a diferença. Como a melhor escolha varia de um modelo para o outro, a dica é sempre consultor o manual do proprietário ou consultar uma concessionária. Os carros flex, por exemplo, precisam de lubrificantes específicos, que possam garantir mais proteção ao motor, independente da mistura de combustível que você opte no dia a dia.

Observar a data correta para fazer a troca de óleo ajuda o motor do seu carro a funcionar melhor. Foto: iStock, Getty Images

Observar a data correta para fazer a troca de óleo ajuda o motor do seu carro a funcionar melhor. Foto: iStock, Getty Images

Frequência da troca de óleo

Para determinar a frequência ideal para a troca de óleo, também vale conferir as determinações específicas para o seu veículo, normalmente especificadas no manual. Constantinou destaca que o mais comum é realizar o procedimento na revisão periódica determinada pelo fabricantes, a cada dez mil quilômetros rodados.

Já outros motoristas acreditam que o motor responde melhor e ganha mais durabilidade quando a troca ocorre a cada cinco mil quilômetros. Independente da sua escolha, o importante é não esquecer  da data.

Mas o óleo do motor não é o único que deve prender a sua atenção. Embora seja o que exija mudanças mais frequentes, há ainda que considerar o óleo de freio e de câmbio, também fundamentais para o bom funcionamento do seu carro.

Assistência em emergências

Além de manter a troca de óleo e a manutenção do seu carro em dia, é importante estar preparado para os imprevistos que podem acontecer. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês. É mais praticidade e segurança para o seu dia a dia.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Você também está com dúvidas sobre a troca de óleo do seu carro? Comente!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro