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por Vivo Seu Dinheiro

Banco Central: veja 3 ferramentas para ajudar na organização financeira

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Não há dúvida que o aumento recente na oferta de crédito e as facilidades para sua liberação podem beneficiar a população. No entanto, é preciso controle e organização financeira para não cair no ciclo vicioso do endividamento. Dados de março de 2015 da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontaram que 59,6% das famílias brasileiras estavam endividadas, contra 57,8% do mês anterior.

Para ajudar o cidadão em sua organização financeira, o Banco Central do Brasil disponibiliza gratuitamente uma série de ferramentas na internet.

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Organização e controle das finanças mantêm a vida financeira mais fácil. Foto: iStock, by Getty Images

Conheça três ferramentas gratuitas do Banco Central

1) Calculadora do Cidadão

A Calculadora do Cidadão permite a simulação pelo cliente de aplicações com depósitos regulares e de financiamentos com prestações fixas, a correção de valores com base em diversos indicadores econômicos e o cálculo de valores futuros de um capital.

Disponível ainda na versão para smartphones, o serviço faz também correções monetárias a partir do uso de séries históricas de indicadores do Banco Central.

2) Registrato

Lançado no final de 2014 pelo Banco Central, o Registrato é um canal que permite ao cliente bancário realizar consultas de informações cadastrais e acompanhar operações de crédito realizadas em seu nome.

Os cadastros fornecidos para consulta são compostos por informações enviadas pelas instituições financeiras e que são utilizadas pelo Banco Central em suas ações de supervisão.

Usando o Registrato, o cliente pode, por exemplo, saber todos os dados sobre operações como empréstimos e financiamentos tomadas junto aos bancos, desde que com valor superior a R$ 1 mil. É um serviço útil para saber o tamanho exato dos débitos existentes.

3) Tarifas Bancárias

O valor das tarifas cobradas está entre os primeiros pensamentos do cliente na hora de escolher um banco. Uma pesquisa da Fundação Procon de São Paulo de 2014 apontou diferença de até 563,33% no valor dos serviços prioritários entre um banco e outro. Uma ferramenta do Banco Central ajuda o cidadão na hora de pesquisar a tarifa mais vantajosa para o seu perfil financeiro.

No site, estão expostos os valores pedidos por todas as instituições bancárias do país para os mais diversos tipos de serviço, desde cadastro, operações da conta corrente, operações de crédito, transferência de recursos, cartão de crédito até os valores dos pacotes básicos determinados pelo Banco Central.

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