Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Trekken melhora o trânsito e ainda oferece benefícios

A- A+

Já pensou em um aplicativo que ajude as pessoas a dirigir melhor e ainda ofereça vantagens, como descontos no cinema, supermercado, milhagens e outros benefícios? O Trekken tem justamente esse objetivo. Conheça o aplicativo que, de forma divertida, pode ajudar a salvar vidas e ainda gerar uma boa economia.

Motorista usando o app Trekken

Motoristas podem ser recompensados pelo bom comportamento ao volante. Foto: iStock, Getty Images

Descubra o Trekken

O Trekken foi pensado para ajudar a conscientizar o motorista a dirigir de forma defensiva e ganhar recompensas por sua responsabilidade no trânsito. São descontos em cinema, postos de gasolina, supermercados, milhas para viajar e outros benefícios em compras na internet, por meio de pontos acumulados, os chamados Treks.

Disponível para Android, desde o seu lançamento, o app vem modificando a maneira de dirigir de quem o utiliza. Entre as vantagens estão ainda a economia com manutenção e gasolina.

Mas como isso acontece? O Trekken analisa o comportamento do motorista pela forma como dirige, avaliando a velocidade e manobras, aproveitando os sensores do próprio smartphone. O aplicativo não impõe nada, mas quem quer participar da brincadeira e ter os benefícios precisa cumprir o combinado.

Pode parecer um jogo, afinal, o aplicativo confere uma espécie de nota para indicar se o motorista é agressivo ou responsável. Curvas fechadas, freadas bruscas, uso do celular ao dirigir, tudo conta – ou desconta – pontos com notas variam entre 0 e 10.

A corrida é armazenada e o próprio usuário-motorista pode fazer sua autoavaliação posteriormente, verificando onde pode melhorar. O aplicativo também pode ser utilizado por empresas que queiram otimizar sua operação e aumentar a segurança nas vias.

Outra funcionalidade é uma rede social interna que tem como objetivo o aumento do engajamento. Além de possibilitar uma competição saudável, comparando as notas e gerando rankings de melhores condutores, é possível dar broncas virtuais no amigo para lembrar da necessidade da direção consciente.

Você vai se interessar por:

Trekken: por um trânsito melhor

A violência no trânsito alcança índices cada vez mais alarmantes, ao ponto da ONU ter lançado o esforço global Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020. O objetivo é comprometer governos de todo o mundo a tomar novas medidas de prevenção contra acidentes.

Anualmente, esse tipo de ocorrência mata cerca de 1,3 milhão de pessoas e fere de 20 a 50 milhões, sendo no mundo a 9ª causa de mortes. As campanhas, multas e punições, sozinhas, parecem não dar conta de tanta violência.

Dentro desse cenário é que surge o Trekken, que pode ajudar a salvar vidas de forma lúdica, trazer economia e gerar receita para as empresas apoiadoras que apoiam um trânsito pacífico.

Pesquisas indicam que muitas pessoas creditam os problemas no trânsito a outros motoristas, seja pela forma como dirigem ou pela velocidade empregada. A conscientização do próprio risco a que são expostos e a que expõem os demais é uma das grandes dificuldades existentes.

Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) indicam que 90% dos acidentes são causados por falhas humanas, como abuso da velocidade, agressividade nas manobras, uso de celular ao dirigir, entre outras imprudências.

O Brasil, conforme ranking mundial da Organização Mundial de Saúde, ocupa o quarto lugar em acidentes de trânsito. De acordo com o Datasus, em 2013, foram mais de 42 mil mortes registradas.

 

O que achou da ideia do aplicativo Trekken? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet