Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Trash the dress dá ao casamento um ensaio fotográfico diferente e informal

A- A+

Quem planeja um casamento nos dias de hoje não pensa apenas no vestido, na cerimônia e na decoração da festa e seus convidados. De uns anos para cá, a moda entre os noivos é apostar no trash the dress, um ensaio divertido e diferente, que rompe com a formalidade das fotos de casamento.

A expressão trash the dress vem do inglês “destrua o vestido”. Apesar de não ser esse o objetivo literal desse tipo de ensaio, as fotografias que seguem esse estilo levam noivas ou o casal, vestidos com as roupas tradicionais de uma cerimônia de casamento, para cenários inusitados. Praias, montanhas, florestas, rios, são alguns dos espaços escolhidos.

A moda entre os noivos é apostar no trash the dress.

Cenários de praia estão entre os preferidos para a realização das fotos. Foto: Shutterstock

A moda do trash the dress

Segundo o fotógrafo Danilo Vieira, especialista em casamentos, o trash the dress começou a fazer sucesso no Brasil entre os anos de 2008 e 2009, sendo difundido a partir de congressos e palestras para profissionais do ramo. Aos poucos, os fotógrafos repassaram a ideia para os clientes, até que se tornasse etapa quase obrigatória dos ensaios nupciais.

Vieira destaca que, hoje em dia, o ensaio é muito popular entre fotógrafos, noivos e meios de comunicação voltados para esse universo.

E a ideia não é destruir o vestido, mas combinar uma direção dos noivos na qual o vestido também esteja inserido em um cenário diferente daquele para o qual foi criado, que é o dia do casamento. “Colocar o vestido em ‘risco’”, explica o fotógrafo.

Para ele, esse estilo de fotografia é mais voltado para noivos que gostam de ousar. “Não há um perfil específico. Geralmente, é a mulher quem decide e que procura por esse ensaio. Até porque é ela quem tem uma ligação, uma história com o vestido de casamento. Então, depende mais do perfil da noiva, que, em muitos casos, acaba convencendo o noivo a fazer o ensaio trash the dress”, conta.

Ensaio trash the dress

Colocar o vestido da noiva em “risco” é a proposta básica desse tipo de foto. Foto: Shutterstock

Planeje as despesas com o ensaio

Pode ser uma boa ideia para o casal ir além das fotos tradicionais no dia de casamento. Mas também é preciso ter disponibilidade de tempo e de dinheiro.

Vieira recomenda que estejam cientes e dispostos a investir tempo e dinheiro em despesas que esse tipo de ensaio geralmente ocasiona. “Uma locação bacana, como praia, vales, montanhas, gera custos com deslocamento e hospedagem do fotógrafo e sua equipe”, diz.

A média de valores para um ensaio trash the dress varia de R$ 1.500 até R$ 5.000,00, a depender do profissional.

O fotógrafo também avisa que os ensaios de trash the dress podem acarretar em um desgaste físico, principalmente por serem realizados em uma área externa. Os noivos são submetidos a situações de frio e calor e esforço físico para chegar até o local escolhido – fatores que geram cansaço.

Depois de fazer a escolha a respeito do ensaio, é importante começar a pensar no que se relaciona à data e ao investimento. A locação escolhida pelo casal, se haverá ou não necessidade de hospedagem, maquiadores, cabeleireiros e o fotógrafo escolhido é que influenciam no valor final do ensaio.

A moda entre os noivos é apostar no trash the dress.

Que tal ousar e apostar em um ensaio fotográfico com a noiva dentro da água? Foto: Shutterstock

Você vai se interessar por:

3 tipos de festas de casamento para você escolher

Veja como economizar no casamento com pequenos ajustes

Veja dicas e aprenda como planejar um casamento na praia

E quando fazer?

Quanto ao período para realização, o fotógrafo afirma que pode ser feito antes ou depois do casamento. A maioria dos casais, segundo Vieira, opta por marcar as fotografias para uma época anterior à cerimônia, mas a noiva aluga um vestido especialmente para esse momento.

A ideia não é ferir a tradição de que o noivo não pode vê-la vestida antes da hora oficial. Por isso, os casais que optam por utilizar as mesmas roupas no ensaio e na cerimônia, marcam para depois do casamento, já que a superstição parece ser bastante comum aos noivos, sugere o fotógrafo.

 

Vai apostar no trash the dress? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria