Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Transforme o hábito de sonhar com dinheiro em realidade

A- A+

Hábitos como nunca deixar a bolsa no chão, guardar sementes de frutas na virada do ano e carregar patuás na carteira são apenas algumas das formas tipicamente brasileiras de sonhar com dinheiro. Mas, mandingas à parte, você já pensou em transformar esse sonho em realidade?

Sonhar com dinheiro x poupar

O brasileiríssimo hábito de sonhar com dinheiro é mais praticado com medidas concretas, como poupar o objeto dos sonhos. E os números comprovam.

sonhar-com-dinheiro

Controle financeiro é a forma correta de lidar com problemas com dinheiro. Foto: iStock, by Getty Images

Uma pesquisa realizada em 2014 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostrou que 54% dos brasileiros não conseguem guardar dinheiro e, quando guardam, é para gastar. A economista do SPC, Luiza Rodrigues, sustenta que o brasileiro é historicamente conhecido por poupar pouco.

Dicas para economizar em vez de sonhar com dinheiro

Anote suas despesas

Seja em uma folha de papel ou em um aplicativo para computador ou celular, registrar os gastos é fundamental. Afinal, é impossível destinar um percentual para poupar se você não souber o que gasta.

Trace metas para os seus gastos

Um método que funciona para conseguir separar um dinheiro para a poupança é definir o percentual que será destinado aos gastos. Uma divisão interessante é 50% do salário para gastos essenciais (contas fixas), 15% para prioridades financeiras (como dívidas, por exemplo) e 35% para lazer.

Dê prazo para seus sonhos

Fica mais fácil guardar dinheiro quando você define uma data para investir. Se definir em quanto tempo quer comprar um carro, por exemplo, consegue definir o valor que irá depositar mensalmente e terá mais motivação para isso. Mas lembre-se que sempre se deve guardar uma quantia para gastar somente em caso de emergência.

Compre em dinheiro vivo

O cartão de crédito é uma ótima ferramenta, mas, se você não tem controle sobre ele, opte por comprar à vista, principalmente em shoppings ou supermercados. É uma tática para gastar menos e evitar somente sonhar com dinheiro a vida toda.

Aproveite os programas de recompensa

Hoje em dia, todos os cartões de crédito, ou até mesmo outras ferramentas, possuem programas de recompensa. Aproveite os seus para comprar produtos e serviços com desconto. É uma ótima economia.

Doe o que está sobrando

Pode parecer mais uma mandinga de quem gosta de sonhar com dinheiro, mas é logística. Doar coisas acumuladas em seus armários ajuda a visualizar melhor o que você tem. Isso evita comprar coisas (principalmente roupas) desnecessariamente.

Conserte mais, compre menos

Se você já ouviu a expressão “lavou, tá novo”, pode aplicá-la nesse caso. Em vez de substituir tudo que quebra, tente consertar primeiro. Isso representa uma grande economia. É também uma forma de sonhar com dinheiro em uma proporção menor e guardar em uma proporção maior.

Prefira comprar com descontos

Antes de passar seu cartão de crédito na primeira loja que encontrar, procure o produto que deseja na internet, onde os descontos são maiores. No Vivo Descontos é possível encontrar desde uma promoção de manicure até uma guitarra com um preço bem diferenciado. Para se ter uma ideia, um tratamento de pele pode chegar aos 89% de desconto.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas para sonhar com dinheiro? Compartilhe!

Casal melhora as finanças pessoais
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet