Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Trabalho voluntário proporciona bem-estar e qualidade de vida

A- A+

O trabalho voluntário é um meio de disponibilizar parte do seu tempo para dar auxílio a instituições que prestam serviços a quem se encontra em uma situação de vulnerabilidade. É também uma escolha pessoal que exige reflexão antes de ser colocada em prática.

Trabalho voluntário exige dedicação

Iniciar um serviço como voluntário é uma decisão que muda não apenas a sua rotina, mas também a das pessoas que vão ser beneficiadas. Ou seja, é preciso ter certeza dos compromissos assumidos e se dedicar a eles, tendo consciência de que não há retorno financeiro.

De acordo com pesquisa encomenda ao Ibope pelo Centro de Voluntariado de São Paulo (CVSP), 25% da população brasileira com mais de 16 anos já realizou ou ainda realiza algum trabalho como voluntário. As motivações são as mais variadas, mas a coordenadora do CVSP, Silvia Maria Louzã Naccache, destaca que é uma oportunidade de se abrir para novas experiências e oportunidades de aprendizado, além de permitir a criação de novos vínculos de interação e reforçar o sentido de apoio comunitário.

“É uma união de esforços de pessoas que enxergam a vida diferente e que se propõem a minimizar as dificuldades do outro, muitas vezes tão distantes de seu próprio entendimento e convívio. Todos juntos na construção de uma sociedade mais justa e solidária, de um mundo melhor para todos nós hoje e também para as gerações futuras”, resume Silvia.

O trabalho voluntário é uma forma de doar o seu tempo para auxiliar aqueles que mais precisam. Foto: iStock, Getty Images

O trabalho voluntário é uma forma de doar o seu tempo para auxiliar aqueles que mais precisam. Foto: iStock, Getty Images

Como iniciar no trabalho voluntário

O primeiro passo para iniciar como voluntário é avaliar quais habilidades e serviços você pode oferecer e procurar uma instituição que se encaixe no seu perfil. Embora muito aspectos variem conforme o local que você pretende ajudar, Silvia entende que algumas características devem estar sempre presentes: acreditar na causa ou projeto em que você deseja se envolver e ter responsabilidade, dinamismo e alegria para desempenhar as atividades propostas.

“Os valores têm que ser coerentes com os da organização social escolhida. Cada voluntário deve pensar quais as habilidades ou talentos que tem de melhor e que deseja compartilhar, e também deve avaliar se pode cumprir o tempo de acordo com sua disponibilidade e com muito comprometimento, respeito e empatia”, explica ainda Silvia.

Depois de refletir sobre essas questões, basta entrar em contato com os grupos presentes na sua cidade e conversar sobre o desejo de apoiá-los. Outra possibilidade é identificar demandas existentes e iniciar ações individuais ou reunir outras pessoas que tenham o mesmo intuito. O importante é que o trabalho voluntário seja desempenhado como uma forma de dar suporte momentâneo e também buscar a superação de uma situação adversa.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Gostou das dicas sobre trabalho voluntário? Compartilhe!

o que são benefícios assistenciais
melhor lugar para trabalhar
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Cuidando das finanças no lar
Fazendo o controle de finanças na prática
Vai devolver bem financiado