Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Trabalhar em casa tem vantagens financeiras e de bem-estar

A- A+

Muitas pessoas tem optado trocar as lojas, os escritórios e as agências para trabalhar em casa com mais conforto e desempenho.  Em pesquisa realizada pela Top Employers com 20 empresas brasileiras de Recursos Humanos, foi constatado um aumento de 15% no número de empresas que instituíram o home office em 2014, contra 6% em 2013.

“Já deixou de ser tendência e hoje é uma necessidade. Especialmente por conta dos deslocamentos nos grandes centros urbanos, hoje as empresas precisam contar com políticas de trabalho flexível. Além disso, os próprios funcionários já pedem uma política dessas, especialmente entre os da Geração Y”, explica a autora do blog Go Home e de quatro livros sobre home office, Marina Brik.

Outro estudo, realizado pela Dell e Intel, mostra que, entre os profissionais brasileiros que trabalham de casa, 49% sentem menos estresse, 45% dirigem menos, 33% dormem mais e 52% têm mais tempo para a família. Além disso, 54% consideram que são mais produtivos ao realizar o trabalho remoto e o home office.

trabalhar-em-casa

Hoje as empresas precisam contar com políticas de trabalho flexível. Foto: iStock, by Getty Images

O relatório aponta a disseminação de dispositivos móveis, acesso à internet e a computação em nuvem como fatores que facilitam o trabalho remoto. Confira outros benefícios que trabalhar em casa podem trazer.

Vantagens econômicas de se trabalhar em casa

Segundo Marina, os primeiros benefícios sentidos no bolso são a redução dos custos imobiliários, cada vez mais altos, e o absenteísmo (faltas no trabalho). Outro ponto positivo, é a redução nos índices de emissão de CO2, ao deixar o carro na garagem, o que deixa a empresa mais sustentável.

“O home office é uma iniciativa muito interessante e viável tanto para as empresas (de qualquer porte) quanto para o profissional empreendedor ou autônomo. Com uma pequena estrutura (geralmente mesa, cadeira, computador e wifi), já é possível começar a trabalhar de casa”, acrescenta a escritora.

Essa modalidade também permite que você trabalhe de forma portátil, levando o emprego sempre consigo. É possível, ainda, mesclar períodos de home office com idas à empresa.

“Cada situação vai demandar um arranjo diferente, mas todos são benéficos para a empresa e para o profissional”, defende.

Vantagens de bem estar no home office

“O home office aumenta a produtividade e a motivação dos colaboradores em até 20%. Trabalhar em casa aumenta a qualidade de vida do trabalhador”, afirma Marina. Segundo ele, as principais vantagens estão na redução do estresse, na fuga do trânsito, no aumento da sua segurança e e no maior tempo para o lazer.

É uma ótima oportunidade de praticar um esporte, retomar o hobby ou melhorar a sua relação com seus amigos e família. Você fica mais motivado, produz mais, se alimenta melhor e ganha mais tempo para resolver problemas pessoais.

Cuidados que precisam ser tomados

Para obter todos esses benefícios, é preciso ter comprometimento com o trabalho e organização. O trabalho em casa também tem suas tentações, e é preciso evitá-las ao máximo. Distrações com a televisão, o celular, as redes sociais, a cama e o sofá, precisam ser evitadas.

“No curso que criamos, abordamos que é essencial para os alunos terem um método para trabalhar em casa com sucesso. Incluímos blocos de trabalho focado, log out de redes sociais, telefone no vibra e longe da mesa. Se não souber administrar, vira bagunça. Mas se souber, é o melhor lugar do mundo para trabalhar”, finalizou.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

o que são benefícios assistenciais
Mulher procurando ideias de negócio.
Ingressar no mercado de trabalho não é fácil.
Trabalhador recebe décimo terceiro 2015
Brasil gera poucos novos empregos
Taxa de desemprego cresce no Brasil