Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Top 10: aprenda o significado de palavras do universo de cartões

A- A+

Utilizado por quase 52 milhões de brasileiros, conforme levantamento de 2015 do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o cartão de crédito vem ganhando cada vez mais espaço entre as modalidade de pagamento. Mas você conhece todos os termos relacionados a ele? Saber o significado de palavras do universo dos cartões podem tornar essa ferramenta ainda mais eficaz.

Significado de palavras: cartão de crédito

Cartão de crédito é meio de pagamento eletrônico com segurança. Foto: iStock, Getty Images

Significado de palavras relacionadas aos cartões

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) elaborou um glossário com algumas das principais palavras ligadas ao mercado dos cartões. Confira dez delas:

Bandeira

Instituições que autorizam o uso de sua marca e de sua tecnologia por emissores e credenciadoras de estabelecimentos. Essas marcas aparecem nos cartões e nos estabelecimentos credenciados.

Cartão de Crédito

Meio de pagamento eletrônico que possibilita ao portador adquirir bens e/ou serviços, pelo preço à vista, nos estabelecimentos credenciados e realizar saques de dinheiro em equipamentos eletrônicos habilitados.

Ele pode ser emitido para pessoas físicas ou para pessoas jurídicas. O pagamento dos produtos adquiridos com o cartão de crédito ocorrerá na data de vencimento da fatura, que é escolhida pelo portador titular, conforme as datas disponibilizadas pelo emissor.

O cartão contém características, como o nome do portador, número do cartão, itens de segurança, espaço para assinatura, tarja magnética e/ou chip, identificação do emissor e da bandeira e data de validade.

Essa última merece atenção, pois o cartão só pode ser usado até o prazo nele inscrito. Cabe ao portador inutilizá-lo completamente após o vencimento.

Cartão de Débito

Meio de pagamento vinculado a uma conta bancária utilizado, por exemplo, para aquisição de produtos com a utilização de senha. O valor da transação é debitado na conta bancária, no ato da compra, mediante disponibilidade de saldo.

Cartão de Loja

Meio de pagamento emitido por estabelecimentos comerciais ou por emissores, com funções semelhantes ao cartão de crédito, sendo seu uso restrito à rede de lojas emissora do cartão.

Cartão Múltiplo

Meio de pagamento que contém as funções de débito e crédito, habilitando o portador a ter acesso aos serviços disponibilizadoras e pela rede de estabelecimentos credenciados.

Cartão Pré-Pago

Meio de pagamento em que o portador deve, previamente, desembolsar um valor que é armazenado no cartão para posterior utilização. Normalmente funciona com o uso de senha. Ele pode ser recarregado conforme a necessidade do usuário.

Comprovante de Transação

Documento emitido quando é realizada uma transação com o cartão. Deve ser conferido e assinado pelo portador como reconhecimento do pagamento feito e da dívida contraída, servindo, ainda, para controle das transações realizadas

Credenciadoras

Empresas que habilitam estabelecimentos fornecedores de bens e/ou prestadores de serviços para aceitarem cartões.

Emissores e Processadoras

Os primeiros são instituições financeiras e administradoras que emitem e administram cartões próprios ou de terceiros. A diferença é que as instituições concedem financiamento direto aos portadores e as administradoras, não.

Já as processadoras são empresas que prestam serviços operacionais relacionados à administração de cartões, como emissão de fatura, processamento de transações, atendimento aos portadores, entre outros.

Fatura

Documento através do qual o emissor realiza a prestação de contas ao portador titular. Em geral, contém número do cartão de crédito, limites de crédito, transações realizadas, valor do pagamento mínimo, percentuais de encargos de financiamento e valor total devido para o pagamento.

Você vai se interessar por:

Saiba quais despesas pagar no cartão de crédito

Avalie estes 8 pontos antes de solicitar cartão de crédito

Descubra como usar cartão de crédito de forma positiva

Cartões de Crédito da Vivo

Agora que está mais familiarizado com o significado de palavras do universo dos cartões, o que você acha de conhecer os benefícios dos Cartões de Crédito da Vivo? Com eles é possível ter vantagens como:

  • Bônus na recarga
  • Compras nas Lojas Vivo em até 12 vezes sem juros
  • Acumular mais pontos no Vivo Valoriza.
> Cartões de crédito Vivo: Conheça as vantagens

Já domina o significado de palavras sobre cartões? Deixe um comentário.

Empréstimo ou financiamento
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
não consigo pegar empréstimo
juros cobrados no cartão de crédito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito