Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Tomar crédito com casa de garantia: como funciona

A- A+

Também conhecido como home equity, o hábito de tomar crédito com casa de garantia é um dos mais comuns entre os brasileiros que procuram os serviços de crédito de instituições financeiras. Apesar de se manter entre os mais populares, esse hábito está se modificando. Segundo um levantamento recente, o perfil de quem toma esse tipo de crédito agora é outro.

tomar crédito com casa de garantia

Dar a sua casa como garantia de um empréstimo envolve riscos. Foto: iStock, Getty Images

A mudança no perfil dos clientes

O levantamento é da Novi Soluções Financeiras, empresas focadas em quem quer tomar crédito com casa de garantia. Segundo essa análise, até agora as pessoas físicas eram a maior parte do público que procurava esse tipo de serviço, representando 70% da demanda do mercado. Famílias e assalariados, que precisavam de dinheiro extra para eventos como casamentos ou reformas.

As empresas e os pequenos empresários eram apenas 30% do público que tinha o interesse em tomar crédito com casa de garantia. Mas, ao que tudo indica, o cenário se inverteu. Esses empresário passaram a representar a maior parte dos consumidores de empréstimo home equity.

No caso das famílias, no entanto, é a crise quem tem grande responsabilidade sobre a mudança, no ponto de vista da Novi. As pessoas físicas acabaram se retraindo e adiando grandes planos e sonhos. Com medo de perder o emprego e colocar em risco o único bem da família, preferiram evitar correr riscos e deixaram de tomar crédito com casa de garantia.

Os problemas de tomar crédito com casa de garantia

Tomar crédito com casa de garantia é, segundo o estudo da Novi, a opção mais barata e de maior prazo existente no mercado. Os grandes bancos preferem apostar nas linhas tradicionais,  mais caras e com prazo mais curto. Por isso, o home equity não aparece entre as possibilidades de crédito das grandes instituições e acaba não sendo tão procurada pelo público.

Porém, como qualquer empréstimo ou financiamento, há risco em tomar crédito com casa de garantia. É que, se você não souber controlar as suas finanças com pulso firme, o seu bem estará em perigo. Segundo a Novi, a falta de educação financeira é um problema muito maior para as pessoas do que os juros das linhas de crédito que elas utilizam.

Por isso, antes de pensar em um home equity ou qualquer outro tipo de fonte de crédito, mantenha o foco em conhecer as suas finanças. Saiba quanto você ganha, quanto gasta, quanto tem disponível para novos investimentos, tenha dimensão do motivo pelo qual você procuraria um serviço de empréstimo e qual o valor necessário para atingir esse objetivo.

Você vai se interessar por:

Melhores promoções com descontos

Quer fazer as suas compras pagando menos? Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Ao se cadastrar, você recebe ofertas exclusivas com link direto para página e ainda dicas básicas de planejamento financeiro para planejar melhor seus gastos e fazer seu dinheiro render mais.

Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Entendeu como funciona tomar crédito com casa de garantia? Compartilhe.

O controle financeiro pessoal e o futebol
Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Casal melhora as finanças pessoais
vale a pena usar roupas de marca