Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Títulos públicos são opção de investimento

A- A+

Sobrou um dinheirinho no final do mês e aí bateu a dúvida: qual é a melhor opção de investimento? Se você quer fazer o montante render mais que na poupança, optar por títulos públicos pode ser uma alternativa vantajosa. Conheça mais sobre esse tipo de operação e saiba se ele é indicado para o seu caso.

Títulos públicos como opção de investimento

Eles fazem parte do mercado de títulos de renda fixa. O Governo Federal é responsável pela emissão destas contas, por intermédio do Tesouro Nacional. A negociação é realizada por meio das instituições financeiras. Além disso, é possível acessar a plataforma de negociação para pessoas físicas pela Internet, no serviço chamado Tesouro Direto.

Essa opção de investimento é uma espécie de empréstimo ao governo, usado para saldar as dívidas da União. Os títulos públicos costumam oferecer riscos baixos e, por isso, tornam-se uma boa opção financeira.

Escolha a opção de investimento para seu dinheiro render

Títulos públicos têm como ponto forte o menor risco de perder dinheiro. Foto: Shutterstock

Os títulos públicos têm um prazo de vencimento. O modo de remuneração é definido no momento da emissão. Ou seja, o dinheiro aplicado terá data para voltar, acompanhado dos juros acordados. Os títulos podem ser pré-fixados, pós-fixados ou indexados à inflação, conforme for melhor para o investidor.

Saiba como investir

Desde o ano de 2012, o valor mínimo de investimento para os títulos é de 30 reais, sendo que se pode comprar a partir de 0,1% de um título. Pela plataforma do Tesouro Direto, o investidor poderá ficar alerta aos prazos e rendimentos que preferir, agendando aplicações e consultando-as.

Os títulos poderão, inclusive, ser negociados antes do vencimento, pelo valor de mercado do dia. Porém, quando isso ocorre, a pessoa pode perder o rendimento, caso os juros estejam mais altos que no início da aplicação.

Para saber mais sobre os títulos públicos como opção de investimento, acesse o site Vivo Mais Saudável. Lá você também encontra mais informações sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Confira também

quando vale a pena comprar título de capitalização
oscilações da Bolsa de Valores
investir para viajar
agência de classificação de risco
investimento para quem tem ate R$ 10 mil
investir em imóveis