Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Tire suas dúvidas sobre o pagamento do décimo quarto salário

A- A+

Quando chega o final de ano, os trabalhadores com carteira assinada já começam a se planejar para saber como aplicar o 13º. Mas você sabia da existência do décimo quarto salário? Sim, ele existe, embora seja devido a poucos e muita gente não tenha conhecimento do benefício.

Pessoa sacando o décimo quarto salário.

Quando o abono salarial está liberado, saque pode ser feito em agências lotéricas. Foto: Elza Fiúza, ABr

Décimo quarto salário: quem recebe?

O décimo quarto salário nada mais que é o popularmente conhecido como abono salarial, ou PIS, o Programa de Integração Social (saiba mais abaixo). Mas quem tem direito a esse benefício? Para recebê-lo, é necessário se enquadrar dentro de uma série de determinações legais.

Nem todos os trabalhadores com carteira assinada tem direito ao décimo quarto salário, mas há pessoas que deixam de fazer uso do benefício simplesmente por desconhecimento da existência dos seus direitos.

De acordo com o site oficial da Caixa Econômica Federal, para receber o abono salarial, é preciso atender a quatro requisitos. Confira:

– Ter carteira assinada e estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos

– Ter recebido remuneração mensal média de dois salários mínimos durante o ano-base

– Ter exercido atividade remunerada para pessoa jurídica durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano base considerado

– Ter seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais, o RAIS.

Quando o pagamento é feito

O pagamento do décimo quarto salário pode ser realizado de diversas formas. Uma delas é através do crédito em conta, quando o trabalhador possui conta corrente ou conta poupança na Caixa Econômica Federal.

Também pode ser sacado nos caixas eletrônicos, nas casas lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui, utilizando o Cartão do Cidadão. Além disso, pode ainda ser feito em agências da Caixa, através da apresentação do número do PIS e de um documento de identificação.

Já para sacar o abono salarial é preciso estar atento a uma série de passos. O primeiro deles é observar o calendário de pagamento e dos rendimentos do PIS, que varia conforme o mês de seu aniversário.

Depois, é preciso separar a documentação necessária. Em agência bancária ou lotérica, é necessária a apresentação de um documento com foto.

Você vai se interessar por:

Entenda o PIS e Pasep

O Programa de Integração Social, o PIS, foi criado através da Lei Complementar nº 7/1970. Tem como objetivo buscar a integração do empregado da iniciativa privada com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, o Pasep, criado paralelamente ao PIS, foi instituído para que União, Estados, municípios e o Distrito Federal contribuam com o fundo voltado para os empregados do setor público. O pagamento do Pasep é feito através do Banco do Brasil.

 

Gostou de saber como receber e sacar o décimo quarto salário? Aproveite para compartilhar esse conteúdo!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria