Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Tire suas dúvidas para usar cartão no exterior

A- A+

Vai fazer uma viagem internacional e quer levar o cartão de crédito como segurança para pagamentos? Essa é realmente uma ferramenta importante. No entanto, para usar seu cartão no exterior, é necessário tomar algumas medidas antes da viagem.

Antes de mais nada, para usar o cartão no exterior é preciso ter um cartão internacional. Se você não tem, é importante providenciar. Mas se você já tem, não significa que pode viajar sair usando quando bem entender.

Comunique o uso do cartão no exterior

Com uma certa antecedência à viagem, é preciso fazer uma comunicação oficial ao banco e à administradora de sua intenção de usar o cartão no exterior, bem como o período de viagem e os países de destino. Esse comunicado é, na verdade, uma medida de segurança que evita o uso de seu cartão no exterior sem a sua autorização.

cartao-no-exterior

Desbloqueio pode ser realizado pelo telefone. Foto: iStock, by Getty Images

 

A maioria dos bancos já oferece o desbloqueio via internet. Para isso, basta acessar o site do banco com sua senha, procurar no menu a opção relacionada a cartões de crédito e solicitar a autorização. Isso também pode ser feito por telefone, por meio da central de atendimento ao cliente, e pessoalmente na agência.

Após cumprir essa etapa, você pode usar o cartão no exterior pelo período informado, e também no Brasil. Além de liberar o uso, é fundamental também obter informações sobre seu limite de crédito e a conversão da moeda nas compras realizadas fora do país.

Dicas para usar o cartão no exterior

Os gastos dos brasileiros no exterior bateram recorde em todo ano passado. Segundo os números divulgados pelo Banco Central em janeiro, as despesas somaram US$ 25,6 bilhões em 2014. O recorde anterior havia sido registrado em 2013, um total de US$ 24,98 bilhões.

Para não ter prejuízos com gastos excessivos nem ser vítima de fraudes, o consumidor deve ter bastante atenção ao fazer compras com cartão no exterior.

Em muitos países a leitura do cartão é feita apenas pela tarja magnética. Como não há a necessidade de digitar senha, é solicitada a comprovação da assinatura do portador. Por isso, é importante assinar o verso do cartão.

Além disso, é importante anotar e carregar consigo durante a viagem o telefone da central de atendimento do cartão. Ele será necessário em caso de perda ou roubo. Caso isso ocorra, você deve entrar em contato imediatamente pedindo o bloqueio.

Ao usar cartão no exterior, o consumidor deve ficar atento com o câmbio. Para conversão das compras feitas em moeda estrangeira com o cartão, a cotação válida é a do dia do pagamento da fatura. Caso haja variação cambial entre o fechamento e o pagamento da fatura, a diferença é considerada no próximo vencimento. Além disso, há outro gasto envolvido na compra com cartão fora do país: o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF). A alíquota sobre todos os gastos com cartão no exterior é de 6,38%.

Outra dica importante é aproveitar promoções, assistências, seguros e serviços oferecidos pelo cartão que podem facilitar a viagem ao exterior. Você pode se informar sobre essas vantagens com a instituição financeira.

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de comprar com praticidade e segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.

> Cartão Vivo: Conheça as vantagens

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
juros cobrados no cartão de crédito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet