Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Tire suas dúvidas com 3 perguntas frequentes sobre cartão de crédito

A- A+

Meio de pagamento utilizado por quase 52 milhões de brasileiros, segundo pesquisa do SPC, o cartão de crédito se populariza, mas ainda gera questionamentos. Para não ficar com dúvidas, confira as respostas sobre três perguntas frequentes a respeito do chamado dinheiro de plástico.

Mulher tem perguntas frequentes sobre o cartão de crédito

Em compras realizadas em lojas físicas, código de segurança nunca é solicitado. Foto: Shutterstock

3 perguntas frequentes sobre cartão de crédito

1. Por que tive meu cartão bloqueado ao realizar uma compra?

Existem quatro motivos principais que podem levar a ter cartão bloqueado ao comprar: vencimento expirado, erro recorrente ao digitar a senha, suspeita de fraude e atraso ou não pagamento da fatura.

Há também ao menos outros três casos que podem levar ao bloqueio do seu dinheiro de plástico: manutenção do sistema, encerramento da conta por parte do titular e movimentações realizadas em lugares distantes também são capazes de deixá-lo inativo provisoriamente.

2. Qual é a importância do código de segurança no cartão?

Como o próprio nome indica, o código de segurança do cartão de crédito serve para reduzir a incidência de fraudes e roubos dos seus dados e informações pessoais. Por isso, é recomendado ter muita atenção com ele.

Vale lembra que o código deve ser informado somente em compras online como forma de validação adicional. Ao comprar em uma loja física, nunca forneça os números do seu código de segurança.

3. Quais são as principais tarifas do cartão de crédito básico?

De acordo com a legislação, existe a padronização na cobrança de cinco tarifas de cartão de crédito, conhecido como básico –  aquele utilizado para o pagamento de compras, contas ou serviços.

Nesses casos, está prevista a cobrança de anuidade, uma eventual segunda via do cartão, a retirada de dinheiro na função de saque, o uso do cartão para o pagamento de contas e ainda nas situações em que ocorra o pedido de uma avaliação emergencial do limite de crédito.

Qualquer outra taxa, dependendo do caso, pode ser considerada abusiva.

Proteste responde perguntas frequentes sobre cartão

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) possui uma sessão no seu site dedicada exclusivamente ao cartão de crédito. Lá, você tem acesso a outras doze perguntas frequentes a respeito do seu dinheiro de plástico.

Sem dúvidas e conhecendo bem o funcionamento da ferramenta, você pode aproveitar os benefícios e utilizar o seu cartão de crédito para controlar melhor seus gastos mensais.

Você vai se interessar por:

Entenda quando são cobrados juros do cartão de crédito

O que você precisa saber antes de pedir cartão de crédito

Fatura do cartão de crédito: o que fazer se não pode pagar o valor integral

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e está por dentro de todas as perguntas frequentes sobre o dinheiro de plástico, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Tirou suas dúvidas com as perguntas frequentes sobre cartão? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito