Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Tire os aparelhos da tomada para reduzir o consumo de eletrodomésticos

A- A+

Luzinhas aparentemente inofensivas, como aquela que fica acesa no seu decodificador de TV a cabo, podem aumentar significativamente o valor final da sua conta de luz. Tirar os equipamentos da tomada é uma medida bem simples que ajuda a reduzir o consumo de eletrodomésticos na sua casa e, consequentemente, o impacto do aumento da energia elétrica no seu orçamento.

Aquela luz acesa nos aparelhos indica que ele está em modo de espera, ou “stand by”. Isso acontece quando você desliga a televisão usando o controle remoto, por exemplo, ou então quando você deixa o micro-ondas ligado na tomada, mesmo quando está fora de uso. Dessa forma, os aparelhos continuam consumindo energia – e aumentando o valor da conta no fim do mês.

seudinheiro-consumo-de-eletrodomesticos

Tirar os equipamentos da tomada é uma medida simples que ajuda a reduzir o consumo. Foto: iStock, by Getty Images

O impacto do consumo de eletrodomésticos em stand by não é apenas individual, mas também global. Um estudo realizado pela PUC-RJ indicou que os aparelhos eletrônicos em modo de espera desperdiçam cerca de 1,6 terawatt-hora (TWh) por ano, o equivalente a R$ 530 milhões. Seria energia suficiente para abastecer 2,6 milhões de pessoas, ou toda a população do Estado do Mato Grosso do Sul.

TV a cabo é líder no consumo de eletrodomésticos em modo de espera

Conforme o levantamento da PUCRio, fruto de dissertação de mestrado de Bruno Dantas, sob a orientação do pesquisador Reinaldo Castro Souza, do total de GWh/ano de perdas detectadas pelo estudo, mais de 25% são oriundos dos receptores de TV a cabo.

Você vai se interessar por:
Entenda o que significa a bandeira vermelha na sua conta de luz
Saiba como a troca de lâmpadas pode gerar economia na conta de luz
Descubra como solicitar a tarifa social de energia elétrica

Na sequência do ranking de consumo de eletrodomésticos em stand by estão a televisão, com 22,5% de participação no desperdício de energia, depois o aparelho de som, com 20,1% e o aparelho de DVD, com 18%. Os resultados foram obtidos a partir de dados de 13 aparelhos em 12 mil domicílios da região metropolitana e do interior do Rio de Janeiro.

A conclusão do estudo é que o consumo de eletrodomésticos em modo de espera pode representar cerca de 5% do total do consumo elétrico de uma família. O instituto Akatu, ONG que defende o consumo consciente, aponta que essa participação pode ser ainda maior: cerca de 12%. Com a conta de luz nas alturas, vale a pena tirar os aparelhos da tomada para reduzir o impacto do stand by no orçamento.

info CONSUMO DE ELETROMESTICOS

Calcule o consumo de eletrodomésticos em stand by

Você pode calcular o consumo de eletrodomésticos em modo de espera multiplicando o valor indicado de potência em modo de espera pelo número de dias e horas por dia em que o aparelho é usado. O resultado dessa conta deve ser dividido por 1.000 para que você possa obter o valor em kWh e verificar o quanto esse aparelho consome em relação à fatura total da sua conta de luz. A especificação do gasto de energia em stand by consta no selo de eficiência do equipamento.

FÓRMULA

Potência em stand by X Número de dias X Número de horas ÷ 1000 = Consumo em modo de espera.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) recomenda optar por aparelhos com botão liga-desliga. Se você possui equipamentos sem essa opção, tire-os da tomada quando ficar sem usar por tempo prolongado. Uma alternativa indicada pelo Idec é usar réguas com interruptor, pois elas permitem desligar todos os equipamentos de uma só vez.

Gostou das dicas para consumo de eletrodomésticos? Compartilhe!

micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
melhor lugar para trabalhar
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Comprando refrigerador de 2 portas
Cuidando das finanças no lar