Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Teve celular roubado com WhatsApp? Veja como bloquear

A- A+

Aplicativo diretamente vinculado ao seu número de telefone, o WhatsApp costuma ser um dos maiores detentores de informações confidenciais de um smartphone. Quando você tem o celular roubado com WhatsApp, pode estar correndo o risco de que outras pessoas tenham acesso ao que você já enviou ou recebeu. Se não fizer o bloqueio corretamente, pode também perder todo esse histórico.

Bloqueio do celular roubado com WhatsApp

Em 2015, o WhatsApp atingiu a marca de 700 milhões de usuários ativos. Segundo um anúncio feito pelo presidente executivo da empresa, Jan Koum, um total de 30 bilhões de mensagens instantâneas é enviado todos os dias pelo aplicativo. Isso significa, que um celular roubado com WhatsApp pode conter muito mais informações do que você gostaria de espalhar por aí.

O aplicativo também é responsável pelo aumento dos índices de envio de sexting e nudes, mensagens de texto e imagens com conteúdo sexual. Os dados da ONG Safernet Brasil, em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público, mostram que a quantidade de envios desse tipo de material mais do que dobrou no Brasil nos últimos dois anos.

seudinheiro-celular-roubado-com-whatsapp

É possível enviar um email para o WhatsApp solicitando o cancelamento. Foto: iStock, Getty Images

A divulgação desses conteúdos pode ser uma das consequências de um celular roubado com WhatsApp e causar constrangimento. Portanto, é preciso saber fazer o bloqueio correto. Segundo a página de atendimento ao usuário do próprio aplicativo, o primeiro passo para quem teve o telefone roubado é entrar em contato com a operadora e bloquear o chip.

Sem o acesso ao número do telefone, não será possível enviar ou receber novas mensagens naquele aparelho. A pessoa que estiver em posse do celular roubado com WhatsApp também não poderá verificar a conta e, assim, acessar nenhum dos dados que você já enviou ou recebeu. Você também pode comprar um novo chip, com o mesmo número e reativar a sua conta em um outro aparelho.

Como não é possível manter uma mesma conta ativa em dois aparelhos diferentes, o aplicativo do celular roubado será automaticamente bloqueado. Porém, se você quiser bloquear não apenas o chip, mas a sua conta como um todo, é preciso enviar um email para o WhatsApp, solicitando o cancelamento da conta. Eles se encarregam do procedimento, que não pode ser desfeito por outro aparelho.

Celular roubado com WhatsApp: migrar conversa

O histórico de conversas fica salvo no aparelho e não na conta virtual. Portanto, se você quiser que os seus dados sejam recuperados em um outro aparelho, no caso de você ter seu celular roubado com WhatsApp, é preciso manter um backup atualizado da conta. Em cada tipo de software, o backup é realizado de uma maneira diferente.

No iPhone, o backup do aplicativo deve ser feito pelo iTunes. Quando você conectar o novo dispositivo no computador, selecione opção “Resumo” no Painel e, então, “Restaurar”. Ele vai salvar no celular as informações contidas na conta do aparelho anterior. No Android, é preciso fazer o backup na memória interna do aparelho e clicar em Restaurar quando o o app fizer essa solicitação no novo dispositivo.

Proteção para o seu celular

Se você gosta da ideia de proteger seus dados no WhatsApp, saiba que conta com opções para ampliar a segurança do seu aparelho. Você sabia que pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu celular? O Vivo Proteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular.

> Proteção Celular: Conheça o seguro contra roubo e furto do aparelho

Já sabe como agir em caso de celular roubado com WhatsApp? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

vale a pena comprar celular muito barato
Homem comunica bloqueio de celular roubado
Homem comunica IMEI bloqueado
Digno Rafre é celular à prova d'água
Smartphone para crianças da Positivo
Mulher com iPhone bloqueado