Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Carteira de identidade roubada? Veja como solicitar 2ª via no Poupatempo

A- A+

Não bastasse o susto de sofrer um assalto ou a sensação de impotência diante de um furto, ter a carteira roubada ainda causa dor de cabeça para refazer documentos. Uma forma mais rápida de resolver essa situação no Estado de São Paulo é procurar uma agência do Poupatempo, um serviço de atendimento ao cidadão presente em vários bairros da capital e também em cidades do interior paulista.

Nas unidades do Poupatempo são oferecidos serviços como emissão de carteira de identidade e de habilitação, atestado de antecedentes criminais, consulta de multas e boletim de ocorrência. Para alguns serviços, você pode usar o agendamento pela internet para ser atendido no posto Poupatempo de sua preferência com dia e hora marcada.

poupatempo

Em caso de roubo ou furto de carteira de identidade, você pode pedir segunda via. Foto: iStock, by Getty Images

Poupatempo oferece agendamento online

Para utilizar o agendamento online no site do Poupatempo, você deve informar uma conta de e-mail válida. Em poucos minutos, o site mandará um link para você no e-mail informado. Este link servirá para iniciar o seu cadastro. Após acessar o link que você recebeu por e-mail, preencha corretamente todos os dados solicitados pelo sistema.

Completado o formulário, você será redirecionado para a tela com todas as datas e horários disponíveis para o agendamento do serviço que você precisa. No seu e-mail, você vai receber a confirmação do agendamento, com número de protocolo, data, horário e local.

É recomendável chegar 15 minutos antes do horário agendado no posto do Poupatempo. E não esqueça de levar todos os documentos necessários, se não o seu pedido não poderá ser concluído.

Saiba quais os serviços disponíveis

Os postos do Poupatempo oferecem serviços do Instituto de Identificação, como carteira de identidade (RG) e atestado de antecedentes criminais; serviços do Detran, como processo de suspensão e cassação da carteira de habilitação, troca da permissão para dirigir pela CNH definitiva, segunda via de habilitação, renovação de CNH, adição ou mudança de categoria da carteira de habilitação.

Alguns atendimentos para serviços relacionados à carteira de habilitação estão vinculados ao preenchimento de pré-cadastro no site do Detran.

Em caso de roubo ou furto de carteira de identidade, você pode pedir segunda via do RG em São Paulo em uma das unidades do Poupatempo, mediante agendamento pelo site, conforme indicado anteriormente, ou pelo telefone 0800-7723633. Não são cobradas taxas pelo serviço. Pode incidir o custo de envio pelos Correios, se você optar por receber o documento em casa, no valor de R$ 9,09. O prazo para a entrega da segunda via é de até dez dias úteis.

Se você constatar algum erro de digitação no novo RG, é possível solicitar a correção gratuitamente no prazo de até 90 dias, contados a partir da data de expedição do documento. Documentos não retirados em até 180 dias são destruídos.

No site do Poupatempo você encontra a documentação completa necessária para cada tipo de serviço que você deseja solicitar, bem como quais serviços são prestados em cada uma das unidades de atendimento no estado de São Paulo. O site oferece a lista completa da localização dos postos com os respectivos horários de atendimento.

Proteção nas ruas

A Vivo oferece o Seguro Proteção Urbana, que garante uma indenização ao segurado em caso de roubo ou furto qualificado de sua bolsa ou pasta.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou das dicas de poupatempo? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas
Como escolher corretora para Tesouro Direto
Uso de LED no projeto de iluminação residencial
Reaproveitamento da água do chuveiro