Vivo
 

Teste: Você resiste a pedidos de compras das crianças?

A- A+

Dia das Crianças chegando e você recebe os mais variados pedidos de compras dos seus filhos. Bicicleta, carrinho, boneca, videogame, celular… São tantos produtos diferentes, que fica difícil lembrar de todos, especialmente se os pequenos mudam de ideia a cada novo novo comercial de brinquedo que aparece na TV.

Os produtos licenciados, aqueles ligados a personagens de histórias infantis e desenhos animados, são os estímulos que mais influenciam as crianças na hora dos pedidos de compras. É o que aponta pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas com mães das 27 capitais do país que possuem filhos com idades entre dois e 18 anos.

Segundo o levantamento, numa escala de zero a 10, sendo que quanto maior o número, maior o poder de influência, os personagens em brinquedos ocupam a primeira colocação (média de 5,79 pontos).

Mãe tenta resistir aos pedidos de compras da filha

Resistir aos pedidos de compras não é comportamento padrão do brasileiro. Foto: Shutterstock

Além da propaganda no dia a dia, pais e mães enfrentam inúmeras dificuldades para explicar às crianças que elas não podem ganhar tudo o que pedem e na hora que querem. Engana-se quem pensa que ensinar os filhos a consumir de forma responsável é uma tarefa fácil.

De acordo com o estudo, seis em cada dez (64,4%) entrevistadas não resistem aos apelos dos filhos quando eles realizam pedidos de compras de um item que não se encaixa como primeira necessidade, como brinquedos, roupas e doces.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, esse tipo de atitude pode dar exemplos ruins às crianças e dificultar um eventual ajuste financeiro quando necessário.

Segundo a especialista, a obrigação de agradar e de proporcionar o melhor aos seus filhos faz com que alguns pais adotem padrões de consumo diferentes do praticado em relação ao restante da família.

E você: quanto consegue resistir aos pedidos de compras, às manhas e birras dos pequenos? Coração de mãe (e de pai) não conhece limites no amor aos filhos.

O Vivo Seu Dinheiro preparou um teste para descobrir a sua postura em relação aos apelos infantis. Será que você tem o coração mole demais, possui um coração grande (mas o bolso, nem tanto) ou demonstra um coração de pedra? Seja sincero nas respostas e descubra!

controlar-credito
Mulher tem perfil avarento
Homem usa serviços financeiros no celular