Vivo
 

Teste: Você vive longe das dívidas ou sem controle dos gastos?

A- A+

Quando o assunto é dinheiro, como você se comporta? Há organização, planejamento e nenhuma dívida? Ou você vive sem controle dos gastos e tem dificuldades para pagar as contas? Não importa em qual situação se encontre, tenha em mente que sempre é possível melhorar a sua saúde financeira.

Gastos sem controle

Controle dos pequenos gastos é fundamental para evitar acúmulo de dívidas. Foto: iStock, Getty Images

Sair do vermelho é um desafio diário para a maioria dos brasileiros, conforme revela a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

O estudo identificou uma redução quase imperceptível no número de famílias endividadas no país, mas ele ainda é expressivo. Na comparação entre os meses de junho e julho de 2015, o índice de quem vive sem controle das contas a pagar caiu de 62,0% para 61,9%.

Por outro lado, o percentual de brasileiros que se declararam superendividados cresceu e agora soma 12,9% do total de habitantes. Quando o assunto é estar sem controle das finanças, esse é o grupo de risco.

Mas será que você se enquadra entre eles? Faça o teste e descubra qual é a sua real situação quanto à gestão das finanças. Identifique se o seu status é sem controle, em busca dele ou tranquilo e livre de dívidas.

Família realizando gastos com lazer
Preocupadas em manter as aparências
Inteligência financeira sempre ajuda