Vivo
 

Teste: Você tem conhecimento financeiro para gerenciar o fluxo de caixa?

A- A+

Cuidar de uma empresa não é tarefa fácil. É preciso paciência, entendimento técnico sobre a área de seu negócio e, claro, conhecimento financeiro. Esse último é tão importante quanto os outros itens, porque aborda uma série de questões fundamentais para o bom andamento do negócio. Entre eles, está o fluxo de caixa. Afinal, você sabe o que é isso, e como gerenciá-lo corretamente?

Empreendedor demonstra conhecimento financeiro

Correto fluxo de caixa evita que empresa encerre o mês com as contas no vermelho. Foto: Shutterstock

Conhecimento financeiro para gerir fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma forma de organizar as contas conforme elas vão sendo pagas. Seu objetivo é projetar todas as entradas e saídas das empresas, indicando o saldo futuramente, sendo possível prever rentabilidade, lucratividade e o prazo de retorno do investimento.

O educador financeiro Pedro Braggio avalia que essa é uma ferramenta muito importante para a empresa. “Por meio dela, é fácil verificar se durante o mês haverá algum período de baixa a ponto de a conta ficar no vermelho e se antecipar para que isso não ocorra”, explica.

Também é possível, de acordo com o especialista, identificar se algum setor precisará de investimentos extras e até se empréstimos serão necessários.

O resultado aponta para processos otimizados e mais eficientes, evitando gastos desnecessários e gerando aplicações certeiras. “A maioria das empresas que não faz esse controle por achar que o dinheiro que entra e sai ainda é pouco, acaba sempre ficando endividada, mesmo que seja lucrativa”, alerta.

Será que você tem conhecimento financeiro suficiente para gerenciar o fluxo de caixa de uma empresa? Faça esse teste preparado pelo Vivo Seu Dinheiro e descubra!

Política fiscal brasileira sofre cortes
Brasil deve aprender como enfrentar a crise
Jovem vai fazer pós graduação