Vivo
 

Teste: Você sabe usar cartão de crédito de forma consciente e positiva?

A- A+

O que pode levar você a ter a desagradável surpresa de figurar na lista de negativados? Há várias hipóteses para o acúmulo de dívidas que levam a sujar seu nome. Curiosamente, entre as principais, está uma que só depende de você para não resultar em problemas no bolso: usar cartão de crédito sem controle e de forma negativa para as finanças pessoais.

Comportamentos inadequados no uso do chamado dinheiro de plástico, fatalmente, cobram uma conta difícil de pagar. E não adianta colocar a culpa no instrumento de pagamento. É preciso rever maus hábitos para alcançar a saúde financeira.

Consumidor com problemas ao usar cartão de crédito

Maus hábitos com cartão de crédito podem sujar nome do consumidor. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

As famílias brasileiras têm mesmo dificuldade de lidar com seus gastos. É o que confirma uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

O estudo indica que 6 em cada 10 famílias estão endividadas no país. O problema é maior entre as faixas de renda de até 10 salários mínimos. Não por acaso, essa também é a classe que mais tem cartões de crédito no país, conforme a mesma pesquisa.

Não usar cartão de crédito de forma positiva pode ser apontado como um dos principais motivos para a dificuldade financeira da população. A CNC mostra que 75% das dívidas dos brasileiros estão relacionadas a esse método de pagamento.

Mas isso não se dá por culpa do dinheiro de plástico e, sim, por usar cartão de crédito sem consciência e de forma indisciplinada. O atraso no pagamento das faturas, opção pela parcela mínima, desconhecimento das taxas de juros e serviços, além dos gastos muito superiores à renda da família são algumas das razões do endividamento.

E você? Está entre aqueles que sabem usar cartão de crédito de forma positiva e consciente? Ainda enfrenta dificuldades com esse instrumento de pagamento? Ou não possui a disciplina necessária para usar o dinheiro de plástico a favor do seu bolso? Responda ao teste e descubra em qual grupo se encaixa.

Homem mostra como identificar dinheiro falso
Minicontrato de Ibovespa
ATM