Vivo
 

Teste: Você sabe trabalhar em equipe?

A- A+

Trabalhar em equipe pode ser entendido como um desafio e uma habilidade. Saber abrir mão das suas ideias e talvez até de alguns dos seus valores, respeitando opiniões divergentes, exige foco, determinação e paciência. Você tem o que é preciso para isso?

Grupo gosta de trabalhar em equipe

Respeito às diferenças é condição básica para o trabalho em equipe funcionar. Foto: iStock, Getty Images

Segundo José Roberto Marques, presidente do Instituto Senior de Coaching, é necessário que cada componente de um grupo assuma a responsabilidade pelo todo para que o trabalho final funcione. Mas nem sempre a divisão das tarefas e a união das ideias acontece de forma fácil para todas as pessoas.

Para o Master Coach Senior, o desejo de cooperar precisa estar em primeiro lugar quando a pessoa assume um desafio em equipe. “É necessário respeitar a individualidade de cada um, assim como habilidades, competências e capacidades”, afirma Marques.

Trabalhar em equipe também depende da abdicação. O especialista diz que muitas vezes é preciso deixar de lado o desejo por um destaque individual e agir como mais uma peça em uma grande engrenagem que trabalha pelo bem de uma máquina maior.

Acontece que as pessoas são singulares. Dos tímidos aos expansivos, entre focados e engajados, existe uma vasta gama de profissionais que não sentem tanta facilidade de atuar dentro de um grande grupo.

E você, como se sente diante desse assunto? Sabe trabalhar em equipe? Responda ao teste que o Vivo Seu Dinheiro preparou e descubra qual é o seu perfil.

Advogada trabalha em processo sobre direitos de herança
Em dúvida sobre personalidade financeira
Como calcular as compras do mês