Vivo
 

Teste: Você sabe qual é o seu comportamento de compra?

A- A+

Um produto que é do seu agrado está em promoção. Você analisa suas condições, confere o preço e, talvez, até pondera sobre a necessidade ou pechincha descontos. O que irá definir se concretiza ou não o negócio é o chamado comportamento de compra. Você sabe qual é o seu?

Mulheres despreocupadas com comportamento de compra

Consumidores sem controle não adotam métodos para evitar gastos por impulso. Foto: iStock, Getty Images

Você já parou para pensar em como se porta diante das situações de compra? Dar a si mesmo um tempo para analisar as suas reações e perceber até que ponto elas estão ligadas às suas condições financeiras pode ajudar a fugir das complicações com o dinheiro.

Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mais da metade da população brasileira consome por impulso. Isso diz muito a respeito do comportamento de compra da população como um todo e pode explicar por que há mais de 60 milhões de brasileiros endividados, conforme pesquisa recente da Serasa Experian.

Para a instituição, fazer uma autoanálise sobre a reação diante de ofertas e oportunidades de compra é uma forma eficiente de alertar para os hábitos que comprometem a estabilidade financeira, ajudando ainda a inibir os gastos desnecessário.

E qual será o seu perfil quando o assunto é comportamento de compra? Será você um consumidor compulsivo, equilibrado ou controlado? Responda às questões elaboradas pelo Vivo Seu Dinheiro e descubra.

Ela andou gastando demais
Woman is shopping online with smartphone
Perfil de investidor