Vivo
 

Teste: Você sabe como tomar decisões financeiras inteligentes?

A- A+

Em um cenário de economia em recessão, como é o caso do Brasil atual, é preciso saber, mais do que nunca, como tomar decisões financeiras corretas. No entanto, a realidade não é bem essa.

Apesar de 86% da população afirmar ter realizado ajustes no orçamento para enfrentar a crise, segundo pesquisa recente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), na prática, quase 40% dos brasileiros figuram em listas de inadimplentes.

Não sabe como tomar decisões financeiras

Equilíbrio entre razão e emoção é chave para não enfrentar problemas com dívidas. Foto: iStock, Getty Images

Os motivos para estar nessa condição de inadimplência são os mais variáveis possíveis: compras compulsivas e por impulso, emprestar o nome a amigos e familiares e financiamento com juros altos são alguns deles.

Mas para o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, tudo isso está ligado à maneira como as pessoas definem  propósitos. “O problema é que decisões financeiras precisam ser tomadas de forma racional e, quando as emoções interferem, o julgamento do consumidor fica comprometido”, afirma.

Saber usar a cabeça e não só o coração ou se deixar levar pelo impulso, pode fazer toda a diferença entre estar na lista dos devedores ou não.

E você, sabe como tomar decisões financeiras inteligentes? Ou também se deixa se levar pela emoção e as tentações do consumo? Faço o teste que o Vivo Seu Dinheiro preparou para você e descubra se é alguém racional nas atitudes, se é “emorracional” ou se acaba se deixando levar pelas emoções.

Pequenas ações podem dar resultado na redução do consumo de água. Foto: iStock, Getty Images
Ambiente de trabalho feliz
Bom comportamento financeiro