Vivo
 

Teste: Você sabe como calcular salário líquido?

A- A+

Conferir o contracheque pode ser desanimador para quem valoriza o próprio trabalho. Com os descontos que incidem sobre os vencimentos, o montante depositado na sua conta bancária sempre será menor do que a empresa gasta. Mas é importante aprender a calcular salário líquido para se planejar financeiramente e também identificar possíveis incorreções.

Carteira de trabalho para calcular salário líquido

Legislação prevê descontos no salário do trabalhador com carteira assinada. Foto: iStock, Getty Images

Em primeiro lugar, vale a pena retomar o conceito de salário líquido e salário bruto. Falando em termos simplificados, o salário líquido é representado pelo valor que você recebe mensalmente. Trata-se do montante que pode ser efetivamente utilizado, pois fica à disposição na conta bancária. Já o salário bruto é o valor total gasto pela empresa, sem considerar os descontos.

O salário bruto de qualquer pessoa contratada de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é submetido a dois descontos obrigatórios: o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e o IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte).

O INSS é a contribuição para Previdência Social, que financia benefícios como seguro desemprego e aposentadoria, enquanto o IRRF é utilizado para gestão dos serviços públicos federais, estaduais e municipais.

O desconto mínimo do INSS é de 8% sobre o valor do salário bruto, para vencimentos até R$ 1.556,94. O IRRF, por sua vez, é isento para quem recebe até R$ 1.903,98.

Mas também existem outros descontos que podem incidir sobre o salário bruto, como a existência de dependentes, a obrigação de pagar a pensão alimentícia, que deve ser descontada diretamente na fonte, entre outros. Tudo depende do que for negociado em acordo coletivo ou com o empregador.

É por isso que saber como calcular salário líquido é importante, embora nem todos trabalhadores tenham essa preocupação. Será que você domina o assunto ou precisa ampliar seus conhecimentos? Para tirar a dúvida, faça o teste que o Vivo Seu Dinheiro preparou e descubra o seu nível de entendimento sobre o tema.

Perfil financeiro das crianças
Jovem acompanhando investimento em ações
Alimentação pesa nas despesas mensais