Vivo
 

Teste: Você sabe administrar o dinheiro em família?

A- A+

Você que está acostumado a acompanhar o Vivo Seu Dinheiro, sabe o quanto é importante educar-se financeiramente para alcançar seus sonhos. Mas para ter sucesso nessa busca, é preciso administrar o dinheiro em família corretamente. Afinal, com a ajuda de todos, o ato de poupar se torna mais prazeroso e ainda mais eficaz.

Apesar disso, falar sobre dinheiro pode ser um assunto delicado em alguns lares. O receio ao iniciar uma conversa é de que ela possa gerar brigas, discussões e desconfiança entre os envolvidos. Na sua casa também é assim?

Administrar o dinheiro em família é preciso

Família que poupa unida tem maior chance de realizar os sonhos que estabelece. Foto: iStock, Getty Images

Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o hábito de discutir o orçamento familiar com o cônjuge e com outros parentes é pouco frequente: apenas 31% das famílias brasileiras conversam abertamente sobre os gastos e as receitas da casa.

O estudo também mostra que mais de um terço dos casais brasileiros (35%) não sabe ao certo o valor do salário do companheiro.

Para a economista chefe do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Marcela Kawauti, esse silêncio é o primeiro erro que pode ser cometido quando o assunto é administrar o dinheiro em família.

Segundo ela, tudo deve ser dito com clareza, para que todos fiquem cientes da situação financeira da família. Com todo mundo por dentro da economia doméstica, fica mais fácil decidir quais gastos precisam ser cortados, para onde o dinheiro está indo e, assim, manter o orçamento equilibrado.

E você? Sabe administrar o dinheiro em família? Será que falta organização financeira na sua família? Será que ela está boa, mas pode melhorar? Ou sua família está financeiramente unida? Faça o teste, seja sincero nas respostas e descubra.

Casais inteligentes economizam juntos
Brasileiros têm dificuldade de administração financeira
Mulher não tem pés no chão ao gastar