Vivo
 

Teste: você resiste bem às lojas em promoção?

A- A+

Lojas em promoção. Essa expressão soa como música para os seus ouvidos? À primeira vista, qualquer liquidação costuma ser sinônimo de preços atrativos e de muita economia. Mas nem tudo o que está estampado na vitrine é tão vantajoso quanto parece. Um desconto de 50% tem pouca – ou nenhuma – validade se a loja tem o hábito de cobrar o dobro do que a concorrência. É preciso ter cuidado para não cair numa cilada. Você se considera protegido?

Mulher não resiste às lojas em promoção

Compras por impulso representam um atalho para o endividamento. Foto: iStock, Getty Images

A compra por impulso faz sucesso entre os brasileiros. O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) identificou em pequisa que 53% dos consumidores do país gastam o dinheiro sem pensar. Da compra não planejada até a dívida, o caminho é mais curto do que parece.

Usando a suposta economia das lojas em promoção como desculpa, fica mais fácil contrair dívidas. Segundo a Serasa Experian, 59 milhões de brasileiros iniciaram o ano de 2016 endividadosE as promoções parecem ter uma forte relação com isso: conforme a Confederação Nacional da Indústria, em sua pesquisa Perfil do Consumidor Brasileiro de 2015, 64% das pessoas fazem compras no período promocional.

Você faz parte dessa porcentagem? Não consegue resistir aos descontos das lojas em promoção? Ou é do tipo consciente, que não se abala com a primeira oferta que aparece? Responda ao teste que o Vivo Seu Dinheiro preparou e descubra.

Falta de segurança no trânsito
Alimentação pesa nas despesas mensais
Brasileiros têm dificuldade de administração financeira