Vivo
 

Teste: Você precisa de uma mudança de estilo de vida para aliviar o bolso?

A- A+

Contas que se acumulam acima da capacidade de pagamento, dívidas que consomem boa parte da sua renda mensal, sonhos que precisam ser adiados. Você aperta o orçamento e acredita praticar o controle de gastos, mas o esperado alívio no bolso não vem. Será que uma mudança de estilo de vida não é a solução que procura?

Mulher precisa de mudança de estilo de vida

Seus hábitos de compra dizem muito sobre como você vê o próprio estilo de vida. Foto: Shutterstock

Ter um padrão acima da própria realidade é um hábito arriscado, mas comum à população brasileira, avalia o educador financeiro da DSOP, Marcelo Rea.

Para o especialista, a realidade financeira do país era baixa até pouco tempo, mas o crescimento de classes inferiores, como a C, fortaleceu a cultura da aparência e do status, que ele define como “ter o que você não precisa e gastar um dinheiro que você não tem para impressionar quem você não gosta”. A solução: mudar o estilo de vida é o caminho em busca de um equilíbrio.

Para Rea, a conta bancária é o primeiro indicativo da necessidade de mudança. Se você não está tranquilo com o que tem na sua reserva, é hora de rever conceitos. Fazer um diagnóstico dos seus gastos, anotando cada pequena despesa e analisando os pontos em que é possível reduzir os custos é o primeiro passo.

Depois disso é que você pode começar a criar metas e objetivos, para então economizar. Mas essa mudança de estilo de vida deve ser amparada na conscientização e não apenas na dificuldade financeira, ensina Rea.

Você está em apuros com as suas finanças? Não consegue manter o seu padrão de vida? Faça o teste que ajuda você a avaliar se não está precisando de uma mudança de estilo. Seja sincero nas respostas e descubra se o seu perfil pede mais organização financeira ou se essa é uma preocupação que não lhe afeta.

Alimentação pesa nas despesas mensais
Mulher tem o sonho de ser empreendedor
teste