Vivo
 

Teste: Você pratica o controle de finanças em casa?

A- A+

Você é uma pessoa que não recebe um salário exorbitante, mas acredita que dá grande valor a cada real recebido? Se é assim que costuma agir, parabéns. O controle de finanças não é um hábito comum entre os brasileiros, conforme pesquisas, mas se mostra fundamental em qualquer cenário, especialmente quando a crise está estabelecida.

Segundo um balanço divulgado pelo SPC Brasil, em junho, mais de 50 milhões de pessoas estão com o nome sujo no país. E o motivo para essa restrição é bem conhecido: o não pagamento de suas dívidas, seja com lojas, instituições de financiamentos, operadoras de crédito ou bancos.

Controle de finanças é importante

Brasileiros costumam perder controle do dinheiro com as contas mais básicas. Foto: Shutterstock

No primeiro semestre de 2015, a inadimplência no Brasil cresceu 4,60%, segundo apurou o SPC Brasil em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Esse é o pior resultado semestral em três anos, puxado em boa parte pela falta de controle de finanças básicas, como as contas de água e de luz – cuja inadimplência subiu 15,61% em um ano (8,05% em apenas um mês).

O estudo também identificou que quase 40% da população brasileira adulta tem dívidas. Entre dezembro de 2014 e junho de 2015, mais 2 milhões de pessoas se tornaram inadimplentes.

Que tal testar se você realmente pratica o controle de finanças? Responda ao teste abaixo com sinceridade e descubra se está no caminho certo ou se precisa modificar algo para ter uma vida financeira mais tranquila.

Brasileiros têm dificuldade de administração financeira
Brasileiro sofre com falta de educação financeira
Decidiu largar o emprego e abrir uma empresa