Vivo
 

Teste: Você possui hábitos de consumo responsável?

A- A+

O brasileiro vive um momento difícil no que diz respeito às finanças. No noticiário, as informações dão conta de uma crise financeira que não escolhe vítimas. Você vai ao mercado e percebe exatamente isso, com a inflação tornando os produtos mais caros do que o seu bolso pode pagar. Adotar o consumo responsável pode ser a chave para enfrentar esse cenário nada otimista.

Pesquisa divulgada em julho pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal Meu Bolso Feliz, identificou que, em uma escala de 1 a 10, os entrevistados deram nota média de 8,8 para a importância do tema consumo responsável.

Consumo responsável no mercado

Brasileiro reconhece valor do consumo responsável, mas não o pratica. Foto: AFNR, Shutterstock.com

No entanto, apenas dois em cada dez brasileiros podem ser considerados consumidores plenamente conscientes, revela o estudo. E isso se aplica não apenas às compras, mas a posturas adotadas dentro de casa, como nos gastos com água e energia elétrica, ou mesmo no transporte a caminho do trabalho.

Para chegar a esse resultado, o estudo realizou perguntas que englobam os três eixos que fazem parte do conceito de consumo consciente: ambiental, financeiro e social. Entre eles, o que representou o menor índice de ações corretas foi o segundo, com 68%.

E você, será que pode se considerar um adepto do consumo responsável? Para lhe ajudar nesse desafio, preparamos o teste a seguir, com base em dicas do Instituto Akatu. Seja sincero nas respostas e descubra como uma pequena mudança de atitude, por vezes, pode gerar uma economia fundamental. Pratique o controle dos gastos e boa sorte!

Você tem uma reserva de urgência para imprevistos? Faça o teste e descubra. Foto: iStock, Getty Images
Casais inteligentes economizam juntos
Não sabe como tomar decisões financeiras