Vivo
 

Teste: Você ganha pouco ou precisa aprender a se controlar?

A- A+

Pesquisa sobre endividamento e inadimplência, realizada pela Confederação Nacional do Comércio, detectou crescimento de 62% no número de brasileiros endividados ao final do primeiro semestre. Se você faz parte dessa estatística, é por que ganha pouco ou por que precisa aprender a se controlar na hora de gerir os gastos?

Homem acha que ganha pouco para pagar dívidas

Controle de gastos identifica se o salário está curto ou o descontrole anda elevado. Foto: iStock, Getty Images

Se seu dinheiro rende cada vez menos e você está com dificuldades para fazer o controle financeiro, é natural que esteja diante desse dilema e, mais ainda, que engane-se achando que ganha pouco, sem que precise redobrar o controle dos gastos.

Mas não há uma regra que se aplique a todos os casos: você pode mesmo ter um salário baixo e insuficiente para fazer frente ao custo de vida em sua cidade. Levantamento do Cadastro Central de Empresas, do IBGE, identificou, por exemplo, que o trabalhador em Porto Velho (RO) tem um salário médio 32,8% menor do que em Brasília (R$ 2.508 contra R$ 3.729).

Mas como saber de fato se o problema é com a sua falta de controle na hora de gastar o dinheiro, ou se você realmente ganha pouco? Faça o teste abaixo, que o Vivo Seu Dinheiro preparou para você, e descubra!

Seja qual for o seu resultado, é importante organizar-se e o primeiro passo é ter um controle de todas as despesas e receitas, anotando desde os pequenos gastos do dia a dia até as contas maiores, como alimentação, aluguel, gasolina e mensalidade escolar.

Você também pode usar diversos recursos que ajudam a controlar o dinheiro, como aplicativos de finanças pessoais e planilhas eletrônicas, disponíveis para computadores e smartphones. Elas facilitam a sua vida e ainda diminuem a chance de erros de cálculos.

Mitos sobre o dinheiro
Casais inteligentes economizam juntos
Somente nos primeiros cinco meses desse ano, houve uma alta de 4,63% no registro de novos devedores. Foto: iStock, Getty Images